Logomarca Paulo Marques Notícias

09/03/2017 | 17:27 | Praia Notícias | Cultura

Temer sanciona lei que transforma Blumenau na capital nacional da cerveja

Cidade catarinense é conhecida por ser um polo nacional da bebida e promover o festival Oktoberfest. Projeto de lei foi proposto por deputado federal petista em 2014

Cidade catarinense é 

conhecida por ser um polo nacional da bebida e promover o festival Oktoberfest. Projeto de lei foi proposto por deputado federal petista em 2014
Temer posa para fotos no Palácio do Planalto ao lado da rainha e duas princesas da festa da cerveja de Blumenau (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteú
O Pesidente Michel Temer sancionou nesta quinta-feira (9) a lei que confere à cidade de Blumenau, em Santa Catarina, o título de “Capital Nacional da Cerveja” em cerimônia no Palácio do Planalto.
Blumenau foi colonizada majoritariamente por imigrantes alemães que instalaram na região diversas fábricas de cerveja. Todo ano no mês de outubro, por exemplo, é promovido na cidade o festival Oktoberfest, voltado à bebida, como acontece há mais de 180 anos na Alemanha.
A cidade conta ainda com o Festival da Cerveja, cuja edição deste ano começou nesta quarta (8), o Museu da Cerveja, e a Escola Superior de Cerveja e Malte.
O projeto de lei para conceder a honraria a Blumenau foi proposto pelo deputado federal Décio Lima (PT-SC) em março de 2014. A tramitação no Congresso Nacional terminou em 16 de fevereiro com a aprovação do texto pelo plenário do Senado e, desde então, aguardava a sanção presidencial. Lima foi prefeito de Blumenau de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.
“[O título é] Para que possamos agregar valor aos acontecimentos que já são palco da Oktoberfest e de eventos de Santa Catarina. É a expressão de amor por uma cidade”, afirmou Lima.
O evento foi somente para convidados no Palácio do Planalto e contou com a presença, além de Temer, de políticos de Santa Catarina e as chamadas “rainhas e princesas” da Oktoberfest, que foram com roupas alemãs tradicionais.
Em breve discurso na cerimônia, Temer falou que nunca teve a "alegria" de ir ao Oktoberfest, mas pretende fazê-lo para tomar "umas três canecas" de cerveja. Para Temer, a bebida é ainda um fenômeno agregador de pessoas.
“Você nunca vê alguém tomando cerveja sozinho. Você vê alguém no bar em uma mesa com quatro, cinco, seis pessoas tomando uma cerveja e conversando animadamente”, declarou.
O presidente ainda ressaltou a importância da indústria cervejeira da região e falou que o título estimulará a geração de empregos e o turismo, ainda mais agora que a economia brasileira começa a “respirar”.
“Temos os primeiros sintomas dessa respiração com a inflação caindo sensivelmente, com os juros caindo sensivelmente, com a retomada, ainda que lenta, da economia”, acrescentou.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Praia Notícias