Logomarca Paulo Marques Notícias

15/03/2018 | 12:22 | Educação | Três de Maio

Estudante da SETREM ganha bolsa de iniciação em universidade da Alemanha

Frederico Christ Dal Berto está entre 16 bolsistas sul-americanos que vão conhecer a Universidade Friedrich Schiller, em Jena

Frederico Christ Dal Berto está entre 16 bolsistas sul-americanos que vão conhecer a Universidade Friedrich Schiller, em Jena
SETREM/divulgação
Frederico Christ Dal Berto, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da SETREM, foi selecionado para participar do projeto “Probestudium Jena 2018”, um curso de iniciação para estudos em nível superior na Alemanha. Ele e outros 15 bolsistas sul-americanos vão conhecer a Universidade Friedrich Schiller, na cidade de Jena, a 260km da capital Berlim. A viagem está marcada para o dia 20 de maio (saída do Brasil) e retorno no dia 2 de junho.
Para Frederico, esta é uma oportunidade para melhorar sua fluência no idioma alemão. “Quando a gente está em contato com pessoas nativas ou quando você realmente precisa da língua para sobreviver, você aprende muito mais”, afirma. Além disso, este será mais um passo na busca pelo sonho de realizar uma graduação na Alemanha. “Estou muito ansioso para conhecer as universidades, pois meu sonho é estudar na Alemanha. Falam que o ensino lá é muito bom, é tudo muito organizado, aprende-se coisas diferentes, como, por exemplo, política desde a educação básica. Isso, com certeza, ajudará no meu crescimento pessoal e profissional”, destaca Frederico.
O curso faz parte da iniciativa “Escolas: uma parceria para o futuro” (PASCH), do Goethe-Institut no Brasil, do qual a SETREM é uma escola parceira no ensino da língua alemã. Os alunos receberão duas horas/aula diárias, em cursos superiores da universidade, nas áreas de ciências naturais, sociais e humanas. Eles também recebem um curso de alemão de 4 horas/aulas por dia, com foco em conteúdos de relevância acadêmica e cultural relacionados ao desenvolvimento das competências no idioma.
O jovem três-maiense ainda não decidiu seu futuro, mas diz que pretende cursar uma graduação em Engenharia Química ou Relações Internacionais. Deste modo, Frederico vai frequentar aulas de química e de língua alemã na Universidade de Jena, visando estas duas áreas. “Ao me inscrever no intercâmbio, indiquei estas duas matérias que eu gosto, para vivenciar como serão as aulas, caso eu decida estudar naquela universidade”, explica.
Além disso, a Universidade de Jena organizará uma ampla programação cultural que contemplará visitas a museus, apresentação teatral, show musical, gincana na cidade, bem como excursões pela região. As bolsas de estudo compreendem as despesas com os cursos, atividades culturais programadas, alojamento, alimentação e seguro internacional. Os alunos participantes arcam apenas com as despesas da viagem entre o Brasil e a Alemanha.
Fonte: Assessoria SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO