Publicidades

14/06/2018 | 06:01 | Educação

Docente da Setrem apresenta estudo sobre caqui

Trabalho desenvolvido com acadêmicos foi apresentado no 2º Workshop de Compostos Bioativos e Qualidade de Alimentos, em Santa Maria

SETREM/divulgação


A docente do curso superior de Agronomia da Setrem, Dra. Ana Paula Ceccato participou do 2º Workshop de Compostos Bioativos e Qualidade de Alimentos, realizado na UFSM, em Santa Maria, nos dias 5 e 6 de junho. Na ocasião ela apresentou um estudo, na forma de pôster, sobre “Qualidade pós-colheita de caqui ‘Fuyu’ submetido ao uso de biofilmes".


O trabalho foi desenvolvido juntamente com os acadêmicos Mariane Lottermann, Jaini Bender, Juliano Backes, Deize Fagundes, Deverson Berger, Willian Backes e Lauri Hatye. O objetivo do trabalho foi avaliar o uso de biofilmes a base de amido de cereal e fécula de mandioca na qualidade pós-colheita de caqui armazenado em condições ambiente. “O uso de biofilme a base de amido de cereais e de fécula de mandioca cria uma película de proteção reduzindo a perda de água e de massa fresca, além de diminuir significativamente a contaminação por podridão, o que melhora o aspecto visual do produto”, explica Ana Paula. Com o estudo, o grupo concluiu que o uso de biofilmes comestíveis é uma alternativa viável e eficiente na conservação pós-colheita do caqui.


“Além da oportunidade de mostrar essa pesquisa da Setrem, o evento trouxe assuntos bem atuais e muitas novidades do setor. Foi uma ótima oportunidade de aprendizado e de estabelecer networking. Com certeza muitas das experiências vividas nestes dois dias farão parte das falas e ações dentro de sala de aula”, afirma a docente.


Em sua segunda edição, o evento teve como tema “Tecnologias emergentes para reaproveitamento de resíduos agroindustriais”. Foram abordados o uso de resíduos agroindustriais ricos em polifenóis, carotenoides e/ou fibras como fonte para extração destes compostos através do uso de tecnologias elétricas e ultrassom, entre outras tecnologias emergentes. Ainda foram discutidos métodos analíticos avançados de análise de compostos bioativos, avaliação dos seus efeitos biológicos e a nanoencapsulação de compostos bioativos.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer