Logomarca Paulo Marques Notícias

30/08/2018 | 05:50 | Educação | Três de Maio

Setrem faz parceria com a equipe PhenoGlad para cultivo do gladíolo

Planejamento da produção da planta será realizado por meio de um aplicativo

Planejamento da produção da planta será realizado por meio de um aplicativo
SETREM/divulgação
A Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) e a equipe PhenoGlad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), firmaram uma parceria de trabalho e pesquisa para a produção do gladíolo. Por meio de um aplicativo, chamado PhenoGlad Mobile RS, será possível planejar e monitorar a planta, do plantio à colheita.
“A ferramenta pode ser usada para programar o plantio visando ter as flores prontas para datas desejadas. O aplicativo também fornece informações práticas de manejo da cultura em linguagem e ilustrações fáceis de serem entendidas, mesmo por pessoas que não conhecem o gladíolo”, explica a professora Lilian Osmari Uhlmann, da Equipe PhenoGlad. Também chamado de palma-de-santa-rita, o gladíolo é uma planta constituída por folhas em forma de espada e flores de cores variadas que crescem ao longo de seu comprimento. A planta costuma florescer naturalmente durante as estações da primavera e do verão.
Durante reunião no Departamento de Fitotecnia, no campus da UFSM, em Santa Maria, o coordenador do curso técnico em Agropecuária da Setrem, Claudinei Schmidt, a coordenadora do curso de Tecnologia em Laticínios, Cléia dos Santos Moraes e a bióloga professora da Educação Básica, Claudiane Willers receberam uma demonstração prática das funcionalidades do aplicativo. Em seguida, o grupo planejou as próximas ações da parceria PhenoGlad/Setrem.
Uma delas é o plantio de quatro cultivares de gladíolo na Área Experimental do Campus Setrem. “Esse trabalho desenvolvido com a ajuda do aplicativo da PhenoGlad será exposto em duas estações no Dia de Campo de Horticultura, previsto para acontecer em 17 de novembro”, revela Claudinei Schmidt. As estações serão sobre “Gladíolo: do plantio à colheita” e “O floricultor na era digital”.
Fonte: Assessoria SETREM
Planejamento da produção da planta será realizado por meio de um aplicativo
SETREM/divulgação
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO