Logomarca Paulo Marques Notícias

23/11/2018 | 18:22 | Educação | Três de Maio

Setrem sedia Dia de Campo sobre Horticultura

Evento teve seis estações que abordaram diferentes temas, desde flores de corte, hortaliças folhosas, fruticultura e saúde do trabalhador rural

Evento teve seis estações que abordaram diferentes 

temas, desde flores de corte, hortaliças folhosas, fruticultura e saúde do trabalhador rural
SETREM/divulgação
A Setrem sediou no sábado, 16 de novembro, o Dia de Campo sobre Horticultura, com a participação de 185 pessoas, entre estudantes, técnicos e produtores da região. O evento contou com seis estações que abordaram diferentes temas, desde flores de corte, hortaliças folhosas, fruticultura e saúde do trabalhador rural.
As duas primeiras estações ficaram à cargo da Equipe PhenoGlad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Emater/RS-Ascar. Com o tema “Gladíolo: do plantio à colheita”, a Estação 1 foi apresentada pelas integrantes da Equipe PhenoGlad professora Lilian Osmari Uhlmann, Camila Becker, Regina Tomiozzo, Darlan Balest e Kathleen Paust, que falaram sobre a flor como alternativa para diversificação de culturas e agregação de renda ao agricultor familiar. Na Estação 2, cujo tema foi “O Floricultor na Era Digital”, o assistente técnico regional da Emater, Alfredo Schons e Rômulo Pulcinelli Benedetti apresentaram o aplicativo PhenoGlad Mobile como ferramenta digital para a floricultura, visando o aumento do lucro do produtor.
O coordenador do curso técnico em Agropecuária e professor do curso superior de Agronomia, Claudinei Schmidt, abordou na Estação 3 “Produção de hortaliças folhosas sob telado” as vantagens de produzir hortaliças folhosas, como alface e repolho, em ambiente protegido por telas. “Mostramos o uso de telados para diminuir os danos causados pelo excesso de calor. Temos cinco cultivares de alface em três ambientes de cultivo: com tela aluminizada, tela vermelha e a céu aberto”, explicou Schmidt. O objetivo foi mostrar como manter a produção e a qualidade, mesmo durante o verão.
Na Estação 4 “Trabalhador Rural e Saúde”, apresentada pela professora do curso superior de Psicologia Lissandra Baggio e pela acadêmica Samara Nejelski, foram apresentadas dicas para melhorar a qualidade vida no meio rural, valorizando a saúde física e mental do agricultor, da sua família e dos profissionais. “Trouxemos também algumas patologias mentais que dificultam o trabalho e que acabam afastando os sujeitos da sua atividade”, completou Lissandra.
O plantio adensado de figo para comercialização in natura foi o tema apresentado na Estação 5 pelo engenheiro agrônomo e professor da Setrem Lucas Nunes Frizzo e pela acadêmica de Agronomia Caroline Balzan. Eles discutiram o potencial da cultura do figo como alternativa para agregar renda à propriedade rural. Por fim, a Estação 6 “Flutuação populacional de mosca das frutas” foi apresentada pela professora da Setrem Cinei Teresinha Riffel e pelo acadêmico de Agronomia Santo Falk de Almeida e abordou os aspectos biológicos e agronômicos da mosca das frutas e as estratégias de controle desta praga nos pomares.
Segundo Claudinei Schmidt, este Dia de Horticultura foi um evento diferenciado dos anteriores. “Esta edição foi realizada no sábado de manhã, o que motivou o público a participar e as temáticas desenvolvidas nas estações foram bem diversificadas. Isso nos motiva para organizar cada vez melhor novos eventos nos próximos anos”, conclui Schmidt.
Fonte: Assessoria SETREM
Evento teve seis estações que abordaram diferentes 

temas, desde flores de corte, hortaliças folhosas, fruticultura e saúde do trabalhador rural
SETREM/divulgação
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO