Já imaginou uma brincadeira em que as crianças aprendem a trabalhar em grupo, desenvolvem habilidades em
matemática e se divertem, falando tudo em inglês? Essa prática foi aplicada em sala de aula pelas professoras Marilise Jaqueline Ribeiro e Fabiane Klaus Löwe, da
Educação Básica Setrem. A atividade, denominada “O Jogo dos Quatro: Playing For Fun and Learning, uma Imersão Bilíngue” e desenvolvida com
alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, foi selecionada pela Comissão Científica da Mind Lab, do Programa Mente Inovadora, como destaque de Práticas Exitosas em
2018.
“Utilizamos a língua inglesa para desenvolver a noção de grupo, trabalhar habilidades de identificar, organizar e classificar,
construir o significado do termo ‘denominador comum’, apresentar e explorar o jogo”, explica Fabiane, que também é coordenadora do Centro de Idiomas Setrem.
Foram utilizados o kit Garden e kit de jogos do Mind Lab.
Como escola de intensificação bilíngue, comenta Marilise, é necessário
lançar mão das práticas que ocorrem no dia a dia da sala de aula e promover a aprendizagem significativa do segundo idioma, neste caso o inglês. “A
metodologia Mind Lab, que traz no seu bojo o desejo de reforçar as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, foi protagonista durante a aula realizada por
nós, quando da introdução do Jogo dos Quatro”, afirma.
O Concurso Cultural tem o objetivo de reconhecer e compartilhar as melhores
práticas pedagógicas dos professores aplicadores do Programa Mente Inovadora, utilizando elementos da metodologia Mind Lab para mediar a construção dos
conhecimentos interdisciplinares, fortalecer o engajamento das famílias junto à escola e colaborar no enfrentamento de problemas sociais da comunidade. O trabalho das
professoras ficará exposto na Setrem em um banner ilustrado.