Publicidades

11/02/2019 | 05:48 | Polícia

Esquema de segurança, distribuição de senhas e transmissão ao vivo: como será o júri do caso Bernardo

Sessão que definirá o futuro dos réus acontece no dia 11 de março, em Três Passos, no noroeste do Estado

Cadeiras a mais serão colocadas no salão do júri do Foro de Três Passos - Omar Freitas / Agencia RBS


Em um mês, os acusados pela morte de Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, serão julgados em Três Passos, no noroeste do Estado. Quase cinco anos depois de o corpo ter sido encontrado em Frederico Westphalen, a madrasta dele, Graciele Ugulini, o pai, Leandro Boldrini, a amiga de Graciele Edelvânia Wirganovicz e o irmão dela Evandro sentarão no banco dos réus.  Eles respondem por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. 


JURADOS


A escolha


Sete pessoas da Comarca de Três Passos (que inclui os municípios de Bom Progresso, Tiradentes do Sul e Esperança do Sul) serão responsáveis por dizer se os réus são culpados ou inocentes pelo crime de homicídio. Farão parte do conselho de sentença. Na terça-feira (12), serão sorteadas 25 pessoas (além de suplentes). Desse grupo serão tirados os sete jurados.


A rotina 


Ficarão em um hotel, em Três Passos, até o fim do júri —  que deve durar uma semana, conforme previsão da juíza Sucilene Engler Werle. Não poderão ter qualquer tipo de comunicação, seja com outros jurados ou com qualquer outra pessoa. Só poderão falar com o oficial de Justiça responsável e o assunto não poderá ser o julgamento. Não terão acesso a telefone, internet, TV, rádio ou jornal. 


TESTEMUNHAS


Irão depor 28 testemunhas. O Ministério Público (MP) indicou cinco; a defesa de Boldrini, 12 (uma delas também arrolada pelo MP); os advogados de Evandro, oito; e a defesa de Graciele, quatro. Os advogados de Edelvânia não indicaram testemunha. Os nomes são mantidos em sigilo. 


LOCAL


O salão do júri do Foro de Três Passos fica no 2º andar do prédio, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, no Centro. Comportará 70 pessoas, com a colocação de cadeiras extras. Destes lugares, 25 serão reserva