Logomarca Paulo Marques Notícias

13/04/2019 | 19:24 | Saúde

Dez casos de dengue são confirmados em Santo Ângelo

O Rio Grande do Sul tem 121 casos confirmados de dengue em 2019, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). São 72 ocorrências autóctones – quando a doença é contraída no estado – e outras 49 importadas.
Os dados foram contabilizados até o fim da 14ª semana epidemiológica, que terminou neste sábado (6). O número total de suspeitas da doença é de 614.
Em relação ao boletim anterior, o número de casos confirmados cresceu de 81 para 121.
Ao todo, 339 cidades registraram infestação do mosquito Aedes aegypti. O boletim aponta que a incidência de casos autóctones no estado não havia acontecido no mesmo período de 2017 e de 2018.
Porto Alegre é a cidade com maior incidência, com 252 casos notificados e 55 confirmados, seguida por Santa Rosa (59 notificados e 19 confirmados), e Passo Fundo (52 notificados e sete confirmados).
E o município de Santo Ângelo chegou a 39 casos notificados e 10 já confirmados. 10 casos foram descartados, um ainda aguarda o resultado e dois aguardando coleta para exames na próxima segunda-feira segundo revelou o coordenador da vigilância em Saúde, Ubiratan Alencastro.
Na capital, até a última segunda-feira (8), 36 casos confirmados de dengue haviam sido registrados no mesmo bairro, Santa Rosa de Lima. A prefeitura tomou providências, como aplicação de inseticidas e remoção de entulho como forma de prevenir a doença no local.
Ainda conforme o boletim do estado são 96 notificações de febre chikungunya no Rio Grande do Sul. Uma foi confirmada como caso autóctone, de um morador de Esteio, 64 foram descartados e 29 seguem em investigação. As suspeitas foram registradas em 43 cidades.
Em relação ao vírus da zika, foram 36 suspeitas, e apenas um caso confirmado em Gravataí. Foram descartadas 13 notificações, e 26 seguem em investigação.
Fonte: Secretaria de Saúde RS/RADIOCIDADESA
Mais notícias sobre SAÚDE