Logomarca Paulo Marques Notícias

19/05/2019 | 21:18 | Esporte

Grêmio perde para o Ceará e segue na zona de rebaixamento do Brasileirão

Time de Renato tem apenas dois pontos em cinco rodadas na competição

Time de Renato tem apenas dois pontos em cinco rodadas na competição
Ceará venceu pela segunda vez nesta edição do Brasileirão - Pedro Chaves / AGIF/Folhapress
O Grêmio foi ao Castelão sem quatro titulares e, na tentativa de se recuperar no Campeonato Brasileiro, sofreu uma nova derrota. Desta vez, para o Ceará, por 2 a 1. A equipe de Renato Portaluppi soma apenas dois pontos no torneio, e é o penúltimo colocado na tabela, à frente apenas do Vasco — mas com a mesma pontuação. Já está 11 pontos atrás do líder, Palmeiras, em uma campanha constrangedora até aqui.
Na quarta-feira (22), o Grêmio estreará na Copa do Brasil, diante do Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em partida de ida pelas oitavas de final do torneio. No sábado, em casa, a equipe volta ao Brasileirão, recebendo o Atlético-MG — sem Matheus Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Depois de cinco minutos de pressão cearense, o que rendeu um cartão amarelo ao lateral Juninho Capixaba, o Grêmio tentou reagir no jogo. Porém, com Everton e Matheus Henrique marcados, a equipe de Renato Portaluppi não conseguia dar sequência às jogadas. O Ceará agradeceu e, aos 10 minutos, envolveu toda a defesa gremista, até que a bola chegasse a Sobral que, de calcanhar, ajeitou para o gaúcho Ricardinho bater seco, no canto direito de Paulo Victor. 
O gol incendiou a torcida local, que foi ao Castelão desconfiada com a sua equipe. Mas foi aí que o Grêmio cresceu. Como o time de Enderson Moreira recuou, a fim de resguardar o resultado, e na tentativa de ampliar o escore, em um contra-ataque, o Grêmio partiu para cima. As conclusões a gol, porém, ainda eram demasiadamente suaves para buscar o empate.
Vestindo uma camisa polo, da cor amarelo-arbitragem, o técnico gremista não parava de gesticular e de pedir maior agressividade ofensiva a sua equipe. O Grêmio havia equilibrado as ações. E o Ceará rezava por um contra-ataque. E ele aconteceu aos 23 minutos, Sobral outra vez fez a diferença. lançou Galhardo, que invadiu a área, bateu cruzado, venceu Paulo Victor, e contou com mais um dos azares de Michel que, na tentativa de salvar, fez gol contra.
Apesar da desvantagem de 2 a 0, o Grêmio seguiu no ataque. Aos 30 minutos, uma vez mais a equipe contou com o seu virtuose: Everton. Em lance individual, o atacante da Seleção Brasileira bateu da entrada da área, sem chances para o goleiro Richard. O Grêmio conseguia se manter no jogo. Apesar do esforço, e dos sete minutos de acréscimo, devido à lesão do goleiro cearense, o intervalo chegou com a vitória parcial dos locais.  
No segundo tempo, atuando com o goleiro reserva, Diogo Silva, o Ceará tentou propor o jogo, e acabou se expondo mais. O Grêmio, porém, demorou a tentar se aproveitar desta situação. A partir dos 10 minutos, a equipe de Renato Portaluppi se jogou de cabeça ao ataque.
Paulo Victor por vezes parecia um líbero, e não um goleiro, tamanha a pressa gremista para devolver a bola ao campo ofensivo. O Grêmio estava todo em frente e dentro da área do Ceará. Uma pressão como se estivesse jogando em casa, mas a falta de uma boa pontaria impedia o iminente 2 a 2. Visivelmente desgastado, o Ceará já não conseguia causar problemas à defesa gremista como no primeiro tempo. E tratava apenas de se defender. Aos 20 minutos, Diogo Silva fez uma defesa digna de vinheta de programas esportivos para evitar o gol de cabeça de Alisson. O empate se avizinhava. 
Aos 25 minutos, Renato abriu o time de vez. Tirou Rômulo e mandou Marinho a campo. Mas a equipe não conseguiu manter a mesma intensidade de antes. Depois, foi a vez de Vizeu entrar na vaga de Alisson. Pepê ingressando no lugar de Capixaba, foi a última tentativa de Renato. 
Apesar de todo o esforço para reverter o placar, o Grêmio não fez o suficiente. E segue no Z-4, irreconhecível, dono de uma das piores campanhas do Brasileirão.
Fonte: Gaúcha ZH
Mais notícias sobre ESPORTE