Publicidades

22/05/2019 | 09:14 | Educação

Escola Estadual Madre madalena é uma das 11 escolas piloto do novo ensino médio da 17ª CRE

Educandário é de São José do Inhacorá

Aline Luciane Kuhn


A Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena, por ser escola-piloto receberá um recurso do PDDE/MEC para adequação dos espaços físicos e aquisição de material, mobiliário e equipamentos para a implementação da proposta e pagamento de formação para os profissionais que atuam na escola. 


Durante o ano de 2019 a escola tem o compromisso de elaborar uma Proposta de Flexibilização Curricular como experiência junto aos alunos do Ensino Médio dentro da organização curricular atual. No ano de 2020 será implantada a proposta no 1º ano e de forma progressiva nos demais anos. 


A proposta considera três grandes frentes: Desenvolvimento do protagonismo estudantil e de seu projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; valorização da aprendizagem através da ampliação da carga horária e garantia de direitos de aprendizagens comuns a todos os jovens com base na BNCC e DCNEM. 


O Novo Ensino Médio contempla a organização curricular por Áreas do Conhecimento e por Itinerários Formativos que correspondem à parte flexível do currículo, de livre escolha dos estudantes. Para a reestruturação do currículo da escola serão aplicados instrumentos de escuta para todos os segmentos da comunidade escolar e comunidade do entorno de maneira que estejam contemplados os interesses dos alunos e as necessidades do município e região. 


Na manhã da segunda-feira, dia 20 de maio, foi realizada a sensibilização acerca da proposta pela diretora da escola, professora Carmelí Maria Escher e pela Coord. Ped. professora Paula Jahn Joner ao Executivo Municipal – Gilberto Hammes e equipe administrativa, representando a comunidade local, de maneira a colher sugestões para a operacionalização do Novo Ensino Médio a partir da sua realidade. Outros segmentos também serão envolvidos no trabalho: Poder Legislativo, ACI, ex-alunos da escola, bem como todos os munícipes, no sentido de sugerir o que deve fazer parte do Currículo Escolar, que represente investimento no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos jovens. 


A Escola Madre Madalena já possui uma caminhada significativa dentro da proposta, pois desde 2012 possui carga horária ampliada para 1120 horas anuais e sua metodologia é baseada na pesquisa. Valores como liderança, empreendedorismo sustentável, autonomia, autoconfiança, ética e humanismo são o foco do nosso fazer pedagógico. A inovação está na organização dos Itinerários Formativos enquanto espaços/tempos de escolha do que aprender por parte dos estudantes.

Fonte: Aline Luciane Kuhn

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer