Publicidades

02/08/2020 | 07:33 | Geral

Documento de licenciamento de veículos deixa de ser impresso em papel-moeda

Proprietários de veículos que pagaram o licenciamento até o dia 29 de julho ainda receberão o documento pelos Correios

Documento de licenciamento de veículo estará disponível de forma digital - Marcelo Camargo / Agência Brasil


O último dia do mês de julho marca a impressão, em papel-moeda, dos últimos documentos de licenciamento de veículo (CRLV) no Rio Grande do Sul. Os proprietários de veículos devem agora baixar a versão digital, no celular, ou imprimir o próprio documento em casa, o que já vinha sendo disponibilizado. Também é possível compartilhar o documento com todos que utilizam o veículo.


A mudança está prevista em regramento federal e este dia 31 é o último para que ocorra em todo o Brasil – alguns Estados, no entanto, já haviam se antecipado. Somente o documento de propriedade do veículo, o CRV (antigo DUT), seguirá sendo entregue pelos Correios em papel-moeda.


O fim da impressão do CRLV coincidiu com o encerramento do calendário de licenciamento no Rio Grande do Sul em 2020. Assim, segundo o Detran-RS, os proprietários de veículos que pagaram o licenciamento até o dia 29 de julho ainda receberão o documento pelos Correios. 


Mesmo assim, a taxa de expedição do documento seguirá sendo cobrada. O motivo é que ela se refere não somente à impressão, mas a outras operações técnicas:


— A taxa de expedição é formada pelo custo que existe com o sistema da base nacional, para ver se tem multas ou outras pendências, e também pelo custo com os Correios. A taxa para custear este sistema vai seguir. Já a taxa da impressão e entrega dos Correios, esta talvez seja revista. Acredito em uma redução, mas isso precisa passar ainda pela Assembleia Legislativa — afirma o diretor-técnico do Detran-RS, Fábio Pinheiro dos Santos, acrescentando que o Estado tem a 19ª taxa mais baixa do país. 


Para o diretor técnico, a mudança no formato do documento traz mais praticidade e mantém a segurança:


— Antes, a gente tinha que ficar esperando o documento. Agora, no dia seguinte ao pagamento, o CRLV já está disponível no aplicativo, sem muita espera. Mesmo assim, se a pessoa quiser imprimir, pode continuar fazendo isso. Em questão de segurança, que antes só era possível com o papel-moeda, agora conseguimos manter com o QR Code. Estamos indo em um caminho de governo sem papel, seguindo uma tendência mundial.


Como acessar


O CRLV digital pode ser gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, junto com a Carteira Nacional de Habilitação. Quem não quiser baixar o documento digital pode optar por imprimir em papel comum pela Central de Serviços do Detran-RS, no site, ou pelo portal de serviços do governo do Estado. A impressão pode ser feita em qualquer impressora – tanto em casa quanto em livrarias ou lojas. 


Ainda estará disponível a opção de solicitar a impressão do documento em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Neste caso, será cobrado um valor de R$ 8.


Para os veículos de pessoa jurídica, a obtenção do CRLV só está disponível com login por Certificado Digital, ou presencialmente, no CRVA.


Formas de obtenção do CRLV na internet (serviço gratuito)


Pela Central de Serviços do Detran-RS


O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.


Na seção "meu(s) veículo(s)", clicar em “consultas adicionais”.


Localizar o veículo cujo documento deseja emitir e informar o código de segurança do documento de propriedade (consta em CRVs emitidos a partir de 2007).


Imprimir o documento em papel branco e formato A4, com tinta preta, em página única.


Pelo Portal de Serviços do Denatran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito


O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.


Na seção “meus veículos”, clicar no link que remete ao veículo cujo documento o motorista deseja imprimir.


Baixar o arquivo de nome "CLRVDigital.pdf", gratuitamente.


Imprimir o documento em papel branco e formato A4, com tinta preta, em página única.


Obtenção presencial (serviço pago)


Pelo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA)


Comparecer a qualquer CRVA e apresentar o documento de identificação que comprova que o motorista é proprietário do veículo, ou representante legal.


Pagar um valor de R$ 8 no próprio CRVA.


Receber o CRLV impresso no CRVA.

Fonte: Gaúcha ZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer