Publicidades

02/08/2020 | 07:57 | Polícia

Detran-RS alerta para sites falsos de leilões de veículos; veja como se prevenir de golpes

Estelionatários estão usando a internet e até nomes de leiloeiros credenciados para enganar vítimas no Rio Grande do Sul, mas é possível evitar as armadilhas seguindo alguns passos

Ao acessar sites de leilão, desconfie de endereços que não sejam hospedados no Brasil (sem o final .br) - Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


Fique atento: estelionatários estão usando sites falsos de leilões de veículos para aplicar golpes e ficar com o dinheiro das vítimas. O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) está alertando a população para o problema, porque muitos dos criminosos utilizam nomes de leiloeiros credenciados, o que torna a artimanha mais difícil de detectar.


Ainda assim, segundo o diretor técnico da autarquia, Fábio Santos, é possível evitar as armadilhas a partir de alguns cuidados básicos (veja os detalhes abaixo). 


— Achamos importante chamar a atenção de quem deseja participar de leilões, para que veja em nosso site se realmente o leilão existe e confira os dados corretos do leiloeiro e dos Centros de Remoção e Depósito participantes, antes de qualquer decisão — diz Santos.


No último dia 22, GaúchaZH já havia alertado para um dos casos envolvendo esse tipo de estratagema. A reportagem mostrou que bandidos estavam se passando por um leiloeiro gaúcho para comercializar carros em portais inautênticos. 


Os criminosos diziam ser Richard de Andrade Vitt – profissional de Porto Alegre que tem matrícula apta para ser leiloeiro, mas que não está exercendo a função — e integrar o Grupo Sinal Leilões. 


A empresa, que indica ter sede na Capital, se apresenta como vendedora de veículos recuperados em financiamentos para todo território nacional. O nome usado pelos golpistas é muito semelhante ao de outra companhia que realmente atua no ramo de leilões. 


Dicas de cuidados


A seguir, confira os principais passos a serem seguidos para saber se um leilão é verdadeiro e evitar problemas:


O primeiro passo é pesquisar no site do Detran-RS o calendário dos leilões e os participantes. Ali é possível conferir a relação de veículos, a data, o horário, nome e site do leiloeiro, assim como telefones e endereços dos Centros de Remoção e Depósito (CRDs)


Vale a máxima de sempre desconfiar de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final .br no endereço virtual)


Também é importante desconfiar de veículos que pareçam novos ou de concessionárias


A quarta dica é pesquisar e agendar visita ao depósito para conhecer o modelo de interesse pessoalmente


Se ainda assim houver dúvidas, pesquise a empresa em sites de reclamação (como o reclameaqui.com.br)


Não finalize o pagamento, se a conta for de pessoa física. Nos leilões do Detran-RS, o arremate se dá na forma de guia própria (GAD-L), com pagamento direto na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será pago conforme as instruções do mesmo (que fica sempre no item 9.4 do edital).


O que fazer, se cair no golpe


Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar o fato à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito de forma presencial, em uma delegacia, ou pela internet, por meio da Delegacia Online.

Fonte: Gaúcha ZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer