Logomarca Paulo Marques Notícias

06/09/2020 | 21:24 | Esporte

Com fraca atuação, Grêmio empata com Atlético-GO em Goiânia

Gol de Isaque tirou equipe de Renato Portaluppi da zona de rebaixamento do Brasileirão

Gol de Isaque tirou equipe de Renato Portaluppi da zona de rebaixamento do Brasileirão
Lucas Uebel / Grêmio FBPA/Divulgação
O Grêmio mais uma vez ficou devendo bom futebol no Brasileirão e empatou por 1 a 1 com o Atlético-GO na noite deste domingo, em Goiânia. Os gols foram marcados no primeiro tempo. O volante Edson abriu o placar, aos 10 minutos, enquanto Isaque igualou, aos 40.
Embora tenha chegado ao sexto jogo sem vitória no Brasileirão, o empate diante do Atlético-GO serviu para manter o Grêmio fora da zona de rebaixamento. O Tricolor voltará a jogar fora de casa na próxima rodada. Na quinta-feira, às 19h15min, irá encarar o Bahia, no Pituaçu, sem Geromel e Kannemann, suspensos. 
Além da derrota em casa para o Sport na última quinta-feira dentro da Arena, o Grêmio entrou no gramado do Estádio Olímpico de Goiânia com a pressão de ter entrado na zona de rebaixamento na abertura da rodada. 
O Tricolor também teve de lidar com os desfalques. Sem Maicon e Pepê, que sequer viajaram, o técnico Renato Portaluppi ainda perdeu Jean Pyerre, com lesão muscular na coxa direita. Com isso, Isaque foi escalado na linha de três meias do 4-2-3-1 gremista.
O jogo começou em ritmo lento com os dois times tendo dificuldades para criar. Em uma partida assim, qualquer erro de atenção passa a ser fatal. E o Grêmio pagou logo no começo. Aos 10 minutos, em escanteio, o goleiro Vanderlei alertou que o volante Edson estava sozinho na área gremista. Diego Souza ficou entre manter o posicionamento de cobrir o primeiro pau e marcar o jogador do Atlético-GO, que aproveitou. Chico cruzou justamente para Edson desviar para o fundo das redes: 1 a 0.
O Grêmio mostrou desorganização após o gol goiano. O meio-campo encontrava dificuldade para fechar espaços e Geromel e Kannemann passaram a jogar muito expostos. Os dois zagueiros tiveram de apelar para faltas e foram amarelados ainda no primeiro tempo.
Com dificuldade para criar, o Tricolor começou a tentar o empate em chutes de média distância. Lucas Silva e Alisson arriscaram de fora da área, mas mandaram longe do gol. O lance mais perigoso veio do outro lado. Aos 26, Janderson tentou da intermediária e a bola passou perto da meta de Vanderlei.
Quando parecia que o Atlético-GO iria em vantagem para o intervalo, o Grêmio fez uma jogada no estilo que acostumou a torcida nos últimos anos. A única durante toda a partida.
Aos 40, o volante Lucas Silva se desprendeu ao campo de ataque e passou para Alisson, que com um toque lançou Isaque na área. O garoto finalizou firme de perna esquerda e venceu o goleiro Jean. O gol chegou a ser anulado em um primeiro momento por impedimento, mas o árbitro Ricardo Marques Ribeiro confirmou a condição legal do atacante gremista após interferência do VAR.
Apesar da fraca atuação no primeiro tempo, Renato apostou na manutenção do time para a etapa final, que começou com o Atlético-GO levando perigo. O time da casa teve três chances em menos de 15 minutos. Na primeira, Marlon Freitas chutou forte para defesa de Vanderlei. Na sequência, o centroavante Renato Kayzer teve duas oportunidades, uma de cabeça e outro em contra-ataque, mas mandou ambas para fora. 
O técnico gremista então começou a mexer na equipe. Aos 17, Darlan foi chamado para o lugar de Lucas Silva em uma tentativa para ter maior controle no meio-campo. O Tricolor seguiu com dificuldades e só foi finalizar com perigo aos 27. Em uma jogada que começou com roubada de Orejuela ainda no campo de defesa, a bola chegou a Everton, que cabeceou para defesa de Jean. 
Renato então mexeu no setor ofensivo. Luiz Fernando e Robinho foram chamados para os lugares de Diego Souza e Alisson, mas não conseguiram tornar o Grêmio mais perigoso. Quem esteve mais perto gol nos minutos finais foi o Atlético-GO, que acertou o travessão em chute de Matheusinho. 
Nos acréscimos, ainda houve tempo para o segundo cartão amarelo e a posterior expulsão de Geromel. Assim, ele será desfalque para a partida contra o Bahia em Salvador. Pela atuação, o empate só serviu ao Grêmio para se manter fora da zona de rebaixamento.
Brasileirão – 8ª rodada – 6/9/2020
ATLÉTICO-GO (1)
Jean; Dudu, João Victor, Éder e Nicolas; Edson, Marlon Freitas; Janderson (Everton Felipe, INT), Chico (Henry Vaca, 45’/2T) e Gustavo Ferrareis (Matheusinho, 29’/2T); Renato Kayzer (Hyuri, 38’2/T)
Técnico: Vágner Mancini
GRÊMIO (1)
Vanderlei; Orejuela, Geromel, Kannemann (David Braz, 41’/2T) e Cortez; Lucas Silva (Darlan, 17’/2T), Matheus Henrique; Alisson (Luiz Fernando, 29’/2T), Isaque (Fabrício (41/’2T) e Everton; Diego Souza  (Robinho, 29’/2T)
Técnico: Renato Portaluppi. 
GOLS: Edson (A), aos 10, Isaque (G), aos 40 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS: Gustavo Ferrareis (A); Kannemann, Diego Souza (G).
CARTÃO VERMELHO: Geromel (G).
ARBITRAGEM: Ricardo Marques Ribeiro, auxiliado por Marcus Vinicius Gomes e Frederico Soares Vilarinho (trio mineiro). VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN).
LOCAL: Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO).
Próximo jogo
Bahia x Grêmio
10/9/2010 – quinta-feira, às 19h15min
Estádio Pituaçu – Brasileirão
Fonte: Gaúcha ZH
Mais notícias sobre ESPORTE