Logomarca Paulo Marques Notícias

09/02/2015 | 19:48 | Polícia | Trânsito

Polícia deve ter laudo técnico sobre acidente em Alfredo Wagner nesta terça-feira

Delegado responsável pelo inquérito afirma que indícios descartam crime

Delegado responsável pelo inquérito afirma que indícios descartam crime
Ônibus da Reunidas que se acidentou em janeiro deste ano (Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS)
A causa do acidente com o ônibus da Reunidas em Alfredo Wagner pode estar mais perto de ser esclarecida nesta semana. Ficaram prontos os laudos técnicos pela Polícia Civil sobre as condições mecânicas do veículo e do local da tragédia que matou nove pessoas. O delegado do pequeno município, Vanderlei Kanopf, disse que deve ter os resultados em mãos a partir desta terça-feira.
Ele é o responsável pelo inquérito que apura o acidente. Mas já adiantou um detalhe sobre o acidente, que ocorreu dia 10 de janeiro.
– A princípio, parece que não existe prática criminal nesse acidente.
Isso quer dizer que ninguém deve responder na Justiça pelo que aconteceu. O delegado adiantou que não vê a existência de crimes no que investigou até o momento.
Kanopf explica que a empresa Reunidas apresentou os documentos de revisão e manutenção do veículo. O ônibus tinha passado por uma inspeção completa no dia 25 de setembro de 2014 e também teve uma manutenção realizada no freio em dezembro do mesmo ano.
– Seria diferente se, na oficina, tivessem visto um problema e dito: "Vai assim mesmo" – afirmou.
O motorista do veículo, Marcos Rudimar Lopes, é uma das vítimas que faleceu no acidente. Teve como causa de morte um traumatismo crânio-encefálico.
:: Conclusão das investigações
Dia 11 de fevereiro, na quinta-feira desta semana, vence o prazo de um mês do acidente para que o delegado entregue o resultado do inquérito no Fórum. Mas ele disse que deve pedir a prorrogação por mais 30 dias, devido à demora para ter acesso aos laudos.
– Eu tenho que ver os laudos para delinear o caminho a seguir – disse Kanopf.
Entre aqueles que estavam dentro do ônibus, há duas versões: uma de que o motorista teria pedido socorro, como se estivesse passando mal, e outra de que ele teria alertado para o fato de que estava sem freio.
Um passageiro, motorista de caminhão, também relatou aos agentes da Polícia Rodoviária Federal que atenderam a ocorrência ter ouvido o mesmo barulho que os caminhões fazem quando ficam sem freio. Apesar dos indícios, o que de fato ocorreu ainda não está claro, mas agora está mais perto de uma conclusão.
Fonte: Zero Hora
Mais notícias sobre POLÍCIA