Logomarca Paulo Marques Notícias

01/05/2015 | 05:20 | Trânsito

Conclusão da ponte de Iraí é adiada em 15 dias

A travessia está liberada, mas há momentos de interrupção do trânsito em decorrência das obras

A travessia está liberada, mas há momentos de interrupção do trânsito em decorrência das obras
Problemas estruturais na ponte sobre o Rio Uruguai foram detectados em 2013 (Foto: Natalia Nissen / Especial)
A conclusão das obras na ponte da BR-386, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, em Iraí, foi adiada em 15 dias. Nesta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia divulgado que a restauração seria concluída ainda neste mês, mas alega problemas técnicos com um equipamento.
O caso ganhou repercussão em novembro de 2013, quando um internauta divulgou um vídeo que mostrava a obra se movendo intensamente com a passagem de veículos. Na ocasião, foi detectado o desgaste das juntas de dilatação da pista. Ao longo dos serviços constatou-se, em setembro de 2014, problemas também na base de um dos pilares. Com isso, foi necessária a contratação de mergulhadores para a realização dos serviços dentro da água, ampliando o prazo para a recuperação. Foram investidos R$ 7,8 milhões nas obras emergenciais.
A travessia, com mais de um quilômetro de extensão, precisou ser bloqueada várias vezes para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. Segundo o DNIT, os desafios enfrentados pelos operários ao longo da execução dos serviços estavam a falta de visibilidade por causa da água turva, a forte correnteza (com velocidade média de 10 a 12 quilômetros por hora) e o elevado nível do rio.
No último ano, a ponte voltou a chamar a atenção, por ser usada como ponto turístico, com a desaprovação da Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: Zero Hora
Mais notícias sobre TRÂNSITO