Contador de visitas

utilizadores online
19/01/2016 | 11:58 | Praia Notícias | Saúde Ação do MP cobra sala de situação contra Aedes em Coronel Freitas, SC Até segunda, cidade era a única de 28 a não mandar informações, diz Dive

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zira vírus e chikungunya (Foto: Reprodução/ EPTV)


O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou ação com pedido de liminar urgente para forçar o município de Coronel Freitas, no Oeste, a cumprir as orientações estaduais do plano de ação para combate do Aedes aegypti, informou o órgão nesta segunda-feira (18). O MP entrou com o processo na sexta (15).


Dos 28 municípios considerados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) como infestados pelo mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, 27 cumpriram a meta de criar uma sala de situação nas respectivas cidades. Somente Coronel Freitas não fez a instalação.


PNa ação civil pública, o promotor de Justiça João Paulo de Andrade requer que o poder judiciário determine ao município a instalação de uma sala de situação contra o Aedes aegypti.


Para o promotor, os índices de infestação em Coronel Freitas revelam omissão na supervisão das ações de controle por parte do município. "Tal inércia administrativa não pode ser aceita, tampouco tolerada, necessitando-se, por conseguinte, medida judicial para que o município de Coronel Freitas cumpra suas atribuições".


A ação pede também a ampliação do quadro de agentes de combate a endemias, a intensificação das inspeções nos imóveis localizados em áreas consideradas infestadas, promoção das adequações necessárias e que sejam desenvolvidas ações de educação pública.


A ação ainda não foi avaliada pela Justiça. O G1 tentou contato com a Secretaria de Saúde de Coronel Freitas, mas não obteve retorno até a publicação desta notícia.


O coordenador do Programa de Controle da Dengue da Dive, João Fuck, afirmou que não havia recebido informações do município até as18h45 desta segunda.

Fonte: G1


Localizar notícia:

Jornalista Responsável: Paulo Airton Pires Marques
Reg. Prof. MTE/DRT/RS n° 16408
CNPJ: 15251707/0001-48
Telefone: 55 99645-2601(Whatsapp)
E-mail: paulomarquesnoticias@paulomarquesnoticias.com.br
Rua Professor Del Aglio, 128, Três de Maio-RS - CEP 98910-000