Contador de visitas

utilizadores online
01/02/2016 | 15:57 | Saúde | Três de Maio Primeira multa para morador com mosquito em casa pode ser aplicada hoje

Foto: Divulgação


Um morador de Três de Maio, que, segundo a secretaria municipal da Saúde, já foi devidamente alertado da existência de focos do mosquito Aedes aegypti na casa dele, mas até a última visita dos agentes de combate à endemias não havia tomado providências para eliminar os criadouros.


Conforme a secretária da Saúde Jacira Taborda os agentes de combate a endemias vão retornar a casa na tarde de hoje e caso encontrem novamente larvas no local ele vai ser autuado. Além da multa, o morador vai ter todo o material reciclável apreendido:


“Não gostaríamos de chegar a esse ponto. Mas ele não está colocando em risco apenas a saúde dele, mas de todos os vizinhos. Somente a multa nesse caso não vai resolver. Vamos conferir se ele organizou o material que armazena em casa para vender, eliminando a água parada. Se o descaso por parte do morador persistir, vamos ser obrigados a multar e tirar esse lixo reciclável de lá”, afirma.


Em 2014, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei, proposta pela prefeitura, que criou na época o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue que prevê multa aos donos de imóveis que favorecerem a proliferação do mosquito, mas até hoje ninguém foi autuado no município. O valor das infrações previstas na lei vão de R$ 100,00 a R$ 600,00. 


Uma nova suspeita de dengue foi notificada semana passada em Três de Maio. Trata-se de uma criança de quatro anos de idade, que mora no distrito de Quaraim. Dois casos já foram descartados neste no ano no município pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). 


As ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que além de dengue, transmite o zika vírus, em Três de Maio devem ganhar um reforço de peso nos próximos dias. Conforme a secretária da Saúde, Jacira Taborda, o município vai solicitar a ajuda do Exército para orientar a população. Atualmente, os agentes de combate a endemias já contam com o auxílio dos agentes comunitários de saúde, para realizar as visitas de casa em casa. No total, são cerca de 50 profissionais que estão se dedicando exclusivamente a tarefa de conferir a situação de cada um dos 10 mil imóveis da cidade. 


O último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa)  apontou 8,8% de infestação do mosquito em Três de Maio. O resultado demonstra que de cada 100 imóveis residenciais ou comerciais, em quase nove deles existem larvas.  


Em Três de Maio, já foram realizados mutirões de limpezas de pátios e terrenos em vários bairros da cidade. Além disso, foram distribuídos cloro e telas para colocar em caixas d’água e outros tipos de reservatórios que ficam descobertos.

Fonte: Rádio Colonial AM


Localizar notícia:

Jornalista Responsável: Paulo Airton Pires Marques
Reg. Prof. MTE/DRT/RS n° 16408
CNPJ: 15251707/0001-48
Telefone: 55 99645-2601(Whatsapp)
E-mail: paulomarquesnoticias@paulomarquesnoticias.com.br
Rua Professor Del Aglio, 128, Três de Maio-RS - CEP 98910-000