Contador de visitas

utilizadores online
19/08/2017 | 05:55 | Saúde Três hospitais da região serão referência para partos

Foto: Paulo Marques Notícias


A Rede de Atenção ao Parto e Nascimento está sendo organizada na região. Nesta semana, secretários de Saúde de municípios da região definiram os hospitais que são referência para o atendimento a gestantes.


O Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa, o São Vicente de Paulo de Três de Maio e o Hospital de Caridade de Santo Cristo são as três instituições que atendem aos critérios exigidos para a realização de partos. Essa é a primeira etapa para que a rede se consolide.


Conforme o Coordenador Regional da Saúde, Valdemar Fonseca, estão previstos recursos financeiros para as três instituições de saúde realizarem esses procedimentos. Os casos considerados de médio e baixo risco serão encaminhados para Três de Maio e Santo Cristo. Já as situações de alta complexidade terão como destino Santa Rosa. 


O Hospital Osvaldo Cruz de Horizontina tem até o dia para se adequar as exigências para assumir a referência própria e manter os partos das gestantes da cidade. Caso isso não ocorra, as gestantes de Horizontina também passarão a ser encaminhadas para o São Vicente.


O Hospital São Vicente de Paulo já faz partos e não recebe nada por isso. Graças a essa readequação, a partir de 21 de outubro passará a contar com cofinanciamento do Estado para atender gestantes de oito municípios da região – explica o gestor regional.


Ainda deverá ser feita uma reunião com os gestores desses três hospitais para os acertos finais. Após, será feita a assinatura do termo de adesão entre o Estado, municípios e as instituições.


A Secretaria Estadual da Saúde (SES) explica que a proposta é organizar a Rede de Atenção ao Parto e Nascimento de forma regionalizada. O plano não proíbe que hospitais de pequeno porte realizem partos, desde que sigam as exigências da vigilância sanitária, mas não serão financiados com recursos estaduais porque não preenchem os quesitos da comissão de intergestores dos municípios e coordenadorias regionais.

Fonte: Rádio Colonial


Localizar notícia:

Jornalista Responsável: Paulo Airton Pires Marques
Reg. Prof. MTE/DRT/RS n° 16408
CNPJ: 15251707/0001-48
Telefone: 55 99645-2601(Whatsapp)
E-mail: paulomarquesnoticias@paulomarquesnoticias.com.br
Rua Professor Del Aglio, 128, Três de Maio-RS - CEP 98910-000