Facebook Instagram X WhatsApp


| 17:36 | Educação | Três de Maio 3 min de leitura

Acadêmicos desenvolvem acessório com isolamento térmico para banco de motocicleta

Trabalho de Ana Machado, Anderson Desconsi e Henrique Dotto gerou artigo que foi aprovado para apresentação no I Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção

Compartilhar:
Trabalho de Ana Machado, Anderson Desconsi e Henrique Dotto gerou artigo que foi aprovado para apresentação no I Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção
Foto: SETREM/Divulgação
Encontrar soluções práticas e inovadoras está na essência da atuação do engenheiro de produção. Na SETREM, este compromisso faz parte das bases do curso e tornou-se realidade através dos acadêmicos da Engenharia de Produção Ana Maria Sipp Machado, Anderson Desconsi e Henrique José Dotto. Orientados pelos docentes Alexandre Chapoval Neto e Renata Collares Casali, eles obtiveram importante reconhecimento com a aprovação do artigo intitulado “Desenvolvimento de acessório acoplável com isolamento térmico para banco de motocicleta Biz” para apresentação no I Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção (I SIGEPRO). O evento ocorre nos dias 11 e 12 de agosto na Unisinos, em São Leopoldo.
Segundo Ana, programas de aprimoramento da qualidade de processos e produtos são fundamentais para quem busca destaque profissional. “Procuramos investigar se a utilização de uma capa acoplável junto ao banco da motocicleta Biz é uma forma viável de evitar o problema da temperatura, promovendo o isolamento térmico. Assim, desenvolvemos um modelo de capa para o banco da motocicleta para manter a temperatura do banco a níveis aceitáveis, visando que o usuário possa utilizá-lo sem sofrer nenhum tipo de lesão pelo calor, quando a motocicleta estiver estacionada no sol”, explica.
Desconsi explica que os testes para analisar a funcionalidade do produto foram realizados para verificar a temperatura em diferentes condições, através de medições e comparação das temperaturas. “Chegamos aos resultados que o produto é eficiente, pois apresentou índices positivos quanto ao aquecimento do banco. Nas medições de temperatura realizadas de forma assistida, com uso da capa a temperatura do banco teve uma variação de 11,3°C a menos do que o banco que ficou diretamente exposto ao sol no primeiro teste, e de 6,8°C no segundo teste, onde levou-se em consideração o fator vento, que pode ter influenciado na temperatura da capa”, ressalta.
“Também foi feita a verificação da temperatura do banco diretamente exposto ao sol no mesmo tempo de exposição da capa nos dois testes e, desta forma, obteve-se a temperatura de 61,3°C. Chegamos a um resultado de aproveitamento de 14,6°C no primeiro teste e de 15,3°C no segundo teste. Desta forma, pode-se afirmar que a utilização do acessório acoplável é eficiente na proposta de promover o isolamento térmico, fazendo com que com o assessório com isolamento térmico o banco fique a uma temperatura menor do que quando exposto diretamente ao sol”, detalha Dotto.
O SIGEPRO
O SIGEPRO é um evento organizado pelo Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção (NUGEEP) e tem o objetivo de disseminar conhecimento da Engenharia que seja relevante para a produtividade e competitividade do Rio Grande do Sul. O tema escolhido para a primeira edição do SIGEPRO é "Produtividade Gaúcha em Foco: Soluções da Engenharia de Produção para a Competitividade do Rio Grande do Sul”. Mais informações sobre o evento em nugeep.eng.br/sigepro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETREM

Mais notícias sobre EDUCAÇÃO
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade