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11/07/2017 | 06:29 | Educação | Três de Maio

Acadêmicos da Agronomia SETREM têm capítulo em livro publicado pelo Território Fronteira Noroeste

Publicação traz série de artigos que apresentam as experiências de agricultores familiares em agroecologia, o acesso das famílias a mercados institucionais, as experiências em economia solidária e a assistência técnica e extensão rural

Publicação traz série de artigos que apresentam as experiências de agricultores familiares em agroecologia, o acesso das famílias a mercados institucionais, 

as experiências em economia solidária e a assistência técnica e extensão rural
Foto: SETREM/Divulgação
A história de atuação das instituições que constituem o Território Fronteira Noroeste, em agroecologia e políticas públicas para agricultura familiar, está relatado no livro “Núcleo de Extensão Territorial – articulando redes de saberes e fazeres sustentáveis”, lançado no dia 04 de julho na sede da AREDE, em Santa Rosa. A publicação contempla uma série de artigos que discutem e apresentam as experiências de agricultores familiares em agroecologia, o acesso das famílias a mercados institucionais, as experiências em economia solidária e a assistência técnica e extensão rural – ATER - voltada às mulheres.
Um dos capítulos que contempla a obra foi escrito por Cristian Felipe Tischer e Djonatan Stefler, acadêmicos do curso de Agronomia da SETREM, Felipe Eich, egresso do mesmo curso, Cléia Moraes, docente da instituição, e por Ademir Amaral, um dos coordenadores da AREDE, ONG de Santa Rosa que atua com produção e certificação orgânica. Intitulado “Certificação orgânica participativa, mais que um grupo para o selo, um grupo para o crescimento conjunto”, o capítulo trata da história de grupo de agricultores de Santa Rosa para a certificação orgânica participativa Natureza Limpa.
“Nele consta o relato sobre as atividades que são desenvolvidas pelo grupo, da interação existente entre as famílias, da união que o grupo promoveu, não somente para a busca da certificação orgânica participativa, mas para muito além disso, para a colaboração mútua entre as famílias seja para os sistemas produtivos, seja para a comercialização dos produtos ou mesmo para os laços de amizade que foram criados a partir da experiência”, explica Cléia. O capítulo também trata de forma especial a estratégia de comercialização das famílias via redes sociais como WhatsApp e Facebook.
Para a SETREM e para o curso de Agronomia, esta é mais uma importante conquista que atesta o papel da instituição na área rural. “É uma grande satisfação ver nossos acadêmicos envolvidos em diferentes situações e colaborando efetivamente para a construção e socialização de conhecimentos. Isso nos dá a certeza de que nossa proposta de educação está incentivando e fomentando a participação deles em diversas realidades nas quais eles atuarão enquanto profissionais. Essa publicação demonstra que o curso tem alcançado seus objetivos não apenas de fomento para a formação de jovens engenheiros agrônomos, mas de profissionais cidadãos comprometidos com suas realidades”, conclui a docente e coautora do capítulo.
Fonte: Assessoria SETREM
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