Logomarca Paulo Marques Notícias

17/07/2014 | 07:42 | Cultura

Musicanto confirmado para novembro

A 26ª edição do evento será dos dias 12 a 15 de novembro

A 26ª edição do evento será dos dias 12 a 15 de novembro
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Santa Rosa, através da Secretaria de Cultura e Turismo confirma o 26º Musicanto / 2014 para os dias 12, 13, 14, e 15 de Novembro de 2014.
Neste ano o evento se apresentará no formato de Multifeira Cultural onde o artesanato, as artes plásticas, a dança folclórica, seminários e oficinas farão o costado à diversidade musical, característica primordial do nosso festival. Será uma grande mostra da música gaúcha, brasileira e latino-americana. Um grande número de shows serão ofertados gratuitamente no Centro Cívico, em três noites de festival e ainda, o projeto Musicanto Vai à Escola que terá um dia (12/nov) especialmente para mostrar a produção cultural das escolas do município: Dia 13/nov (quinta) NOITE GAÚCHA; 14/nov (sexta) NOITE LATINA-AMERICANA e 15/nov (sábado) Noite Brasileira.
No entorno do teatro, onde pirâmides abrigarão a Cidade Musicant com infraestrutura para as mais diversas representações de movimentos culturais ligados ao festival, capitaneados pelo movimento Santa Arte. Teremos ainda um Palco Externo Alternativo para tertúlia livre, mais telões, banheiros químicos, tablado pra dança - um espaço de cultura, lazer e entretenimento para o público geral.
Conheça um pouco mais da história do evento:
O Musicanto teve sua primeira edição em 1983 e foi o primeiro festival “nativista” do estado a abrir-se para a música e o folclore de outros rincões do país e da América do Sul. Ele nasceu do encontro de uma vontade política do então prefeito Erni Friderichs com uma idéia de cultura mais arejada, meio sem porteiras, urdida pelos “agitadores” Luiz Carlos Borges, Apparicio Silva
Rillo, e Sérgio Jacaré.
E também pela própria existência do nosso teatro, o então recém-nascido Centro Cívico Cultural, que através do Musicanto transformaria-se num palco sagrado para a arte latino-americana.
Historicamente houve algumas modificações pontuais no formato geral do Musicanto: ele acontecia concomitantemente no Centro Cívico e no Parque de Exposições (shows e acampamentos), abandonou momentaneamente o Centro Cívico, voltou, encerrou o acampamento, foi para a praça, anos depois se mudou de mala e cuia ao Parque, retornou ao Centro Cívico... Bem, são trinta anos de história, o que, convenhamos, não é pouca coisa.
Fonte: Jornal Noroeste
Mais notícias sobre CULTURA