Facebook Instagram X WhatsApp


| 11:39 | Geral 2 min de leitura

Para evitar perdas no RS, produtores investem em proteção contra geada

Sistema com plásticos e telas ajuda a manter cultivo durante o inverno

Compartilhar:
Sistema com plásticos e telas ajuda a manter cultivo durante o inverno
Foto: Reprodução RBS TV
Para proteger as plantações da geada, agricultores da Região Noroeste do Rio Grande do Sul tiveram que criar alternativas para garantir a venda da produção. Em 2013, o inverno rigoroso fez com que as perdas em cultivos a céu aberto chegassem a 30%. O clima temperado e a posição geográfica favorecem a formação do fenômeno em Santa Rosa.
O técnino agrícola da Emater/RS Dábio Luiz Scalco explica que o frio congela parte da área. "Congela os frutos das plantas, causando a queima do produto e a depreciação comercial tornando inviável a venda. No caso das folhosas, quando não mata, queima a planta e prejudica o desenvolvimento", afirmou Scalco.
As culturas de verão, produzidas durante o inverno, precisam de proteção. Para plantar tomate, pimentão e pepino, os agricultores utilizam uma cobertura de plástico. Eles vedam a produção, causando o efeito estufa e não deixando formar geada nas plantas.
"Temos que ter uma estrutura de, no mínimo, 400m² de área física protegida com no mínimo 3m² de ar para cada metro quadrado protegido, para armazenar calor para passar a noite", completou o ténico.
Para proteger as folhosas, como alface, rúcula e radice, muitos agricultores utilizam o sombrite. A geada até pode se formar sobre as plantas, mas ele impede que o sol bata com intensidade sobre a plantação, evitando a queima. Todo esse conhecimento foi adquirido depois de anos registrando perdas na produção por causa das geadas.
Um dos produtores da região trabalha com o cultivo protegido há 12 anos e hoje contempla quase 90% de tudo que produz. Para garantir uma produção sem perdas, desde o ano passado Adenir Bortoli criou um sistema que combina as telas com o plástico. Isso garante que as plantas se desenvolvam rapidamente e não tenham prejuízos, com possíveis geadas.
O sombrite é um investimento mais barato do que o plástico, mas um pouco menos eficiente. Os agricultores encontram as estruturas em agropecuárias. "Isso vai trazer segurança na produção, uma qualidade que se der dois, três dias chuvosos, vai manter a planta sequinha e desenvolvendo, e também proporcionar um calor para ela se desenvolver de forma normal, sem intereferência de ter que entrar com mais adubação", completou Bortoli.

Fonte: G1

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade