Logomarca Paulo Marques Notícias

15/08/2014 | 07:53 | Cultura

Acendimento da Chama Crioula será no sábado em Cruz Alta

Município faz parte da 9ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul

Município faz parte da 

9ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul
Chama Crioula é acesa todos os anos no RS (Foto: João Laud/RBS TV)
O ponto de partida dos festejos que marcam a Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul já tem data marcada. No sábado (16), Cruz Alta receberá o acendimento da tradicional Chama Crioula. As comemorações oficiais estão marcadas para começar em 7 de setembro e seguem até 20.
A chama será acesa durante o Acampamento Jovem Gaúcho e, a partir dela, serão distribuídas as centelhas do fogo simbólico.
Durante o evento, o município que integra a 9ª Região Tradicionalista recepcionará representantes das 30 regiões do estado. As centelhas serão levadas a cavalo, a partir das 10h. O transporte para Porto Alegre, onde ocorre o maior Acampamento Farroupilha, será feito pela 1ª Região Tradicionalista.
A expectativa é que aproximadamente 90 cavaleiros participem do percurso de cerca de 340 quilômetros. A previsão de chegada é no dia 24 na sede da 1ª Região, na Zona Sul da capital. A chama ficará ali até o dia 7 de setembro e depois segue para o acampamento, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, para dar início aos Festejos Farroupilhas.
De acordo com o historiador Rogério Bastos, a Chama Crioula representa para o gaúcho e o tradicionalista a história, a tradição, a alma da sociedade construída ao longo de pouco mais de três séculos. "Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham, de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser", explicou Bastos.
A primeira chama acesa, em 1947, por Paixão Côrtes, a partir da extinção da pira da pátria, deu início para a tradição que se repete todos os anos. Na época, Paixão solicitou à Liga de Defesa Nacional para fazer a retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria para transformá-la em Chama Crioula.
"Foi neste espírito que surgiu a criação da Ronda Crioula, que foi do dia 7, com a extinção da Pira da Pátria, até o dia 20 de setembro, as datas mais significativas para os gaúchos", completou o historiador.
Fonte: G1
Mais notícias sobre CULTURA