Facebook Instagram X WhatsApp


| 05:16 | Educação | Três de Maio 2 min de leitura

Professores das escolas de campo reunidos em Santa Rosa

Próximo encontro do GT Campo da Região Macromissioneira será no dia 18 de setembro, na SETREM e deverá reunir os professores da 21ª CRE, de Três Passos, e os da 17ª, de Santa Rosa

Compartilhar:
Próximo encontro do GT Campo da Região Macromissioneira 

será no dia 18 de setembro, na SETREM e deverá reunir os professores da 21ª CRE, de Três Passos, e os da 17ª, de Santa Rosa
Foto: SETREM/Divulgação
O segundo encontro do GT Campo do Programa de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira, foi realizado no dia 29, na Unijuí, em Santa Rosa. A ação foi organizada pela 17ª Coordenadoria Regional de Educação (17ª CRE) e dirigida aos professores que debateram as fases do desenvolvimento humano em suas diferentes abordagens, relacionadas à aprendizagem e à escola do campo. As professoras da SETREM, Soní Pacheco de Moura e Cinei Riffel conduziram a atividade que reuniu cerca de 50 docentes das escolas de campo dos municípios de abrangência da 17ª CRE.
A professora Soní destaca que o encontro serviu para refletir sobre a importância do conhecimento das etapas do desenvolvimento humano por parte dos educadores, tendo em vista que tal compreensão pode facilitar a escolha de estratégias metodológicas, orientando a própria organização curricular. Durante a manhã, a professora do Núcleo de Extensão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia conduziu a discussão a respeito da identidade das escolas do campo na atualidade. A professora Cinei Riffel, do curso de Agronomia da SETREM, enriqueceu a discussão, contextualizando a discussão sobre a realidade do campo e o papel da escola nessa perspectiva. “Trabalhamos o tema da cognição, detalhando-se as características de aprendizagem de cada etapa do desenvolvimento humano, a partir da teoria interacionista da psicologia da aprendizagem. Na parte da tarde, deu-se sequência aos trabalhos, sendo abordada, também, a questão da produção no Programa Macromissionairo”, explicou.
Segundo ela, o trabalho realizado neste encontro foi significativo no momento em que permitiu a reflexão sobre algumas concepções que estão cristalizadas no ambiente educacional. “A escola do campo encontra-se em pleno repensar de sua prática e identidade, o que é muito positivo para qualquer instituição de ensino. Porém, toda mudança requer que concepções sejam revistas e, na prática, que as certezas sejam deixadas de lado em favor do dinamismo e da inovação”, afirma.
O próximo encontro está marcado para o dia 18 de setembro, na SETREM e deverá reunir os professores da 21ª CRE, de Três Passos, e os da 17ª, de Santa Rosa.

Fonte: Assessoria SETREM

Mais notícias sobre EDUCAÇÃO
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade