Logomarca Paulo Marques Notícias

02/09/2014 | 05:16 | Educação | Três de Maio

Professores das escolas de campo reunidos em Santa Rosa

Próximo encontro do GT Campo da Região Macromissioneira será no dia 18 de setembro, na SETREM e deverá reunir os professores da 21ª CRE, de Três Passos, e os da 17ª, de Santa Rosa

Próximo encontro do GT Campo da Região Macromissioneira 

será no dia 18 de setembro, na SETREM e deverá reunir os professores da 21ª CRE, de Três Passos, e os da 17ª, de Santa Rosa
Foto: SETREM/Divulgação
O segundo encontro do GT Campo do Programa de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira, foi realizado no dia 29, na Unijuí, em Santa Rosa. A ação foi organizada pela 17ª Coordenadoria Regional de Educação (17ª CRE) e dirigida aos professores que debateram as fases do desenvolvimento humano em suas diferentes abordagens, relacionadas à aprendizagem e à escola do campo. As professoras da SETREM, Soní Pacheco de Moura e Cinei Riffel conduziram a atividade que reuniu cerca de 50 docentes das escolas de campo dos municípios de abrangência da 17ª CRE.
A professora Soní destaca que o encontro serviu para refletir sobre a importância do conhecimento das etapas do desenvolvimento humano por parte dos educadores, tendo em vista que tal compreensão pode facilitar a escolha de estratégias metodológicas, orientando a própria organização curricular. Durante a manhã, a professora do Núcleo de Extensão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia conduziu a discussão a respeito da identidade das escolas do campo na atualidade. A professora Cinei Riffel, do curso de Agronomia da SETREM, enriqueceu a discussão, contextualizando a discussão sobre a realidade do campo e o papel da escola nessa perspectiva. “Trabalhamos o tema da cognição, detalhando-se as características de aprendizagem de cada etapa do desenvolvimento humano, a partir da teoria interacionista da psicologia da aprendizagem. Na parte da tarde, deu-se sequência aos trabalhos, sendo abordada, também, a questão da produção no Programa Macromissionairo”, explicou.
Segundo ela, o trabalho realizado neste encontro foi significativo no momento em que permitiu a reflexão sobre algumas concepções que estão cristalizadas no ambiente educacional. “A escola do campo encontra-se em pleno repensar de sua prática e identidade, o que é muito positivo para qualquer instituição de ensino. Porém, toda mudança requer que concepções sejam revistas e, na prática, que as certezas sejam deixadas de lado em favor do dinamismo e da inovação”, afirma.
O próximo encontro está marcado para o dia 18 de setembro, na SETREM e deverá reunir os professores da 21ª CRE, de Três Passos, e os da 17ª, de Santa Rosa.
Fonte: Assessoria SETREM
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO