Logomarca Paulo Marques Notícias

22/09/2014 | 19:12 | Cultura

Desfile Cívico e Temático marca o Início das atividades da Semana Farroupilha em São José do Inhacorá

Foto: Aline Luciane Kuhn
No último dia 13 de setembro de 2014, as 14h da tarde, aconteceu mais uma edição do Desfile Cívico, Temático e Tradicionalista que teve como tema esse ano “Meu jeito de ser Brasileiro”, o qual enfatizou o nosso jeito, o jeito Sul, preservando o passado e construindo o futuro.O desfile aconteceu na Rua Emilio Muller e contou com a presença das escolas do Município, do CTG além das bandas Municipais de Alegria e Nova Candelária. A abertura do desfile teve pela primeira vez a participação da recém criada banda Marcial do Município de São José do Inhacorá, o qual é empreendido pelo Cras Bem Viver e seus grupos de convivência.  
Na sequencia do desfile, apresentou se na avenida a Banda Marcial do Município de Nova Candelária que abrilhantou ainda mais o momento com sua apresentação.
Após isso, se deu início ao desfile das escolas do Município, onde, os pequeninos das Escolas Paraíso da Criança 1 e 2 deram um show na avenida, trazendo a cultura brasileira a partir da formação étnica e cultural do gaúcho. A cultura do povo gaúcho é formada por diversas etnias, e isso se deu devido ao grande número de imigrantes que formaram o povo brasileiro. Os alunos trouxeram para o desfile um pouco das culturas alemã, italiana, portuguesa, espanhola, polonesa, mameluca, e também a cultura indígena. Por fim, pode se afirmar que há pessoas de toda parte do mundo vivendo no Rio Grande do Sul, além de muitos gaúchos espalhados pelo Brasil e no mundo inteiro, levando onde quer que se estabeleçam um pedaço do nosso Rio Grande, sua beleza e tradição. 
Dando continuidade ao desfile, entraram na avenida os alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, a qual enfatizou a cultura e os mitos do gaúcho. Ao longo da passagem dos estudantes foi mostrada a evolução histórica do traje gaúcho, os mitos e lendas da nossa cultura, além da apresentação das duas invernadas da escola: a mirim e a juvenil, as quais mostraram um pouco das danças tradicionais gaúchas finalizando a sua linda apresentação. 
Na sequência apresentou-se a Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena, a qual entrou na avenida apresentando os pavilhões nacional, estadual e municipal contando assim a representatividade de cada uma. Buscando investir no protagonismo dos alunos e na aposta em pesquisas como possibilidade metodológico na construção coletiva de conhecimento, os alunos trouxeram para a avenida algumas temáticas pesquisadas oriundas de problemas sociais existentes no Município, buscando assim a possibilidade de intervenção na mesma, melhorando assim as condições de vida em sociedade. Continuando sua passagem pela avenida, a escola trouxe a equipe infantil de futsal que foi vencedora da fase inter-regional dos JERGS – Jogos Escolares do Rio Grande do Sul ocorrida em julho desse ano. 
Partindo da importância da atividade física, a escola mostrou que o ser humano pode buscar aquela que mais lhe proporciona prazer e bem estar, sendo importante o hábito diário da prática. Como se sabe, o esporte é destaque histórico no nosso país, e a paixão nacional é o futebol. Enfatizando isso, os estudantes trouxeram para a apresentação alguns países que participaram na Copa do Mundo aqui no Brasil neste ano, trazendo destaque aqueles que se consagraram campeões. Buscando trazer um pouco do histórico do esporte gaúcho, os alunos divididos entre as cores vermelha e branca e a tricolor, trouxeram estampados em seus peitos a paixão que se aprende desde o berço, amar o Internacional e o Grêmio. Como se sabe, o nosso Município também investe significativamente no esporte, e a partir disso, os estudantes trouxeram para a avenida a Associação de Futsal São José a qual participa de várias competições regionais e vem sendo destaque conquistando prêmios. Enfatizando ainda mais o esporte no Município, desfilaram os munícipes da terceira idade que praticam a atividade física Câmbio, que é uma espécie de Voleibol adaptado para a faixa de idade, trazendo a simpatia e a vitalidade dessa geração para a avenida. Buscando enfatizar ainda mais o esporte em São José do Inhacorá, a escola trouxe ao público os times de futebol de campo que existem no Município e seu histórico de conquistas. Por fim, entraram para a avenida os trilheiros do Knatsch Club e os trilheiros de moto do grupo Assulera, trazendo um pouco da forte adrenalina e emoção a aqueles que possuem espírito aventureiro, finalizando assim a participação brilhante da escola Madre Madalena no desfile. 
Além da banda de Nova Candelária, contou-se com a presença da Banda Municipal de Alegria, a qual fez uma apresentação emocionante na Avenida trazendo um belo repertório para o público presente. 
Por fim, trazendo um pouco mais da cultura Gaúcha, conduzido pela Patroa Magna e seu esposo Marcos, o Prefeito Municipal Eliseu Shenkel e a Primeira Dama Rosani, entrou para a avenida o CTG Recanto da Tradição, que tem ganhado cada vez mais adeptos em nosso Município. A apresentação do CTG se resumiu na apresentação do peão, das prendas, do piá e das bonecas que foram escolhidos em concurso que aconteceu há alguns dias. Contou também com a presença dos patrões, associados e um grupo de cavalarianos que fechou o desfile com sua apresentação. 
Fonte: Aline Luciane Kuhn
Mais notícias sobre CULTURA