Publicidades

20/08/2020 | 07:39 | Política

Deputado dirige automóvel durante participação em sessão virtual da Assembleia

Para especialista, ação pode ser considerada infração de trânsito

Airton Lima (na foto à esquerda) permaneceu por pelo menos 30 minutos conduzindo o veículo durante sessão - TV Assembleia / Reprodução

O deputado estadual Airton Lima (PL) participou de parte da sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (19) dirigindo um automóvel. A imagem de Lima conduzindo o veículo apareceu em diversos momentos na transmissão da reunião pela TV Assembleia. 
No início da sessão, por volta das 14h20min, o deputado estava em seu gabinete. Vinte minutos depois, apareceu na tela já atrás do volante do carro, que estava em movimento. 
O deputado permaneceu participando da sessão e dirigindo o carro por pelo menos 30 minutos. Por volta das 16h, quando voltou a aparecer, Lima já estava em casa, fora do veículo. 
À coluna, o parlamentar disse que não percebeu que a câmera do celular estava ligada e que sua intenção era de acompanhar a sessão apenas por áudio enquanto dirigia. Segundo o deputado, o deslocamento foi necessário por questões pessoais. 
 — Não havia percebido que a câmera estava ligada, me avisaram depois. Mas eu estava atento ao trânsito, tanto que nem percebi —  disse Lima 
Conforme o advogado Cristiano Machado, especializado na área do Direito de Trânsito, a atitude pode ser considerada uma infração de trânsito. Conforme o advogado, o ato pode ser enquadrado no artigo 169 do Código Brasileiro de trânsito, que prevê multa para quem dirigir “sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. 
 — O risco que o motorista está causando ao transito, nessa caso, é imenso. O foco se divide entre a direção e a reunião e qualquer acontecimento na via pode ser motivo para ocorrer um acidente  — afirmou o advogado.

Fonte: Gaúcha ZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades