Publicidades

06/12/2020 | 18:11 | Esporte

Grêmio goleia o Vasco e entra na zona de classificação à Libertadores

Diego Souza, duas vezes, Pinares e Lucas Silva marcaram na vitória tricolor pelo Brasileirão

André Ávila / Agencia RBS

O voo do Grêmio rumo ao topo do Brasileirão segue em curso. Com uma vitória de 4 a 0 sobre o Vasco, na Arena, na tarde deste domingo (6), o Tricolor completou nove rodadas de invencibilidade e alcançou o quarto lugar na tabela de classificação. Os gols foram marcados por Diego Souza, duas vezes, Pinares e Lucas Silva. Agora, a equipe está liberada para voltar a pensar na Libertadores.


De olho na próxima quarta-feira, quando terá o jogo de ida contra o Santos, pelas quartas de final do torneio continental, o técnico Renato Portaluppi preservou dois importantes titulares: o goleiro Vanderlei e o meia Jean Pyerre, que deixou a partida contra o Guaraní-PAR com dores musculares. Ainda assim, o time gremista não teve dificuldades em impor seu estilo de jogo com passes envolventes.

 

Logo aos três minutos, Pepê quase abriu o marcador, aparando cruzamento de Ferreira. Lutando contra o rebaixamento, o Vasco se postou com três zagueiros e pouco se expôs. Em um dos raros avanços, aos 13, a bola sobrou limpa para o ala-direito Léo Matos, que chutou em cima de Paulo Victor. Um susto.


No mais, foi um jogo de ataque contra defesa. Sem brechas para ingressar na área, o Grêmio passou a arriscar chutes de longe. Pinares bateu por cima do travessão, Maicon acertou o alvo, mas parou em Fernando Miguel.

 

De tanto martelar, Ferreira balançou as redes, aos 23, aproveitando rebote do goleiro. Porém, o gol foi anulado por conta de toque no braço de Victor Ferraz, na origem da jogada. Ao visualizar o lance no VAR, o árbitro confirmou o que havia assinalado.

 

Mas a anulação não abalou o Tricolor, que seguiu pressionando e, antes do intervalo, mexeu no placar. Em escanteio curto, Matheus Henrique cruzou para a área, e o artilheiro Diego Souza subiu mais alto para cabecear firme para o fundo do gol: 1 a 0.

 

Mesmo em vantagem, o Grêmio não baixou a guarda. Na largada do segundo tempo, Ferreira teve a chance de ampliar depois de bela arrancada de Pepê. Um zagueiro vascaíno, porém, salvou em cima da linha. Era um indício de que a porteira estava por se abrir de vez.


Aos sete minutos, Victor Ferraz foi à linha de fundo e colocou a bola na cabeça de Diego Souza, que não perdoou:  2 a 0. O Vasco ainda estava atordoado, assimilando a derrota, quando Pinares arriscou da entrada da área e colocou no ângulo de Fernando Miguel, decretando o terceiro gol gremista.

 

Com a vitória encaminhada, Renato se deu ao luxo de poupar mais jogadores. De uma vez só, saíram Maicon, Diego Souza e Churín. Do outro lado, o português Sá Pinto também promoveu modificações, abrindo mão dos três zagueiros. O máximo que conseguiu, entretanto, foi uma cobrança de falta de Gil que parou tranquila nas mãos de Paulo Victor.

 

A superioridade gremista era tanta que, mesmo reduzindo a intensidade, o time seguiu criando chances de gol. Numa delas, Pepê foi lançado em velocidade e encobriu o goleiro. Porém, a bola quicou no travessão e teimou em não entrar. Já nos acréscimos, Lucas Silva sofreu pênalti. Coube ao próprio volante converter, decretando o quarto gol e uma tarde praticamente perfeita por parte da equipe tricolor.

 

Brasileirão — 24ª rodada — 6/12/2020
GRÊMIO (4)
Paulo Victor; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Diogo Barbosa; Maicon (Darlan, 13’/2ºT) e Matheus Henrique (Thaciano, 27’/2ºT); Ferreira, Pinares (Lucas Silva, 13’/2ºT) e Pepê (Robinho, 34’/2ºT); Diego Souza (Churín, 13’/2ºT).}
Técnico: Renato Portaluppi

 

VASCO (0)
Fernando Miguel; Miranda, Marcelo Alves (Ribamar, 20’/2ºT) e Leandro Castán (Ricardo Graça, INT); Léo Matos, Benítez, Marcos Júnior (Juninho, INT), Leonardo Gil, Talles Magno (Tiago Reis, 40’/2ºT) e Neto Borges; Gustavo Torres (Carlinhos, 20’/2ºT).
Técnico: Ricardo Sá Pinto

 

Gols: Diego Souza (G), aos 41 min do 1ºT, e aos 7min do 2ºT; Pinares, aos 9min, e Lucas Silva, aos 47min do 2ºT.
Cartões amarelos: Diego Souza, Lucas Silva (G); Léo Matos (V).
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro. VAR: Márcio Henrique de Gois (quarteto paulista).
Local: Arena, em Porto Alegre.

 

Próximos jogos
Quarta-feira, 9/12
Grêmio x Santos
Arena — Libertadores (ida das quartas de final)

 

Sábado, 12/12
Goiás x Grêmio
Estádio Olímpico de Goiânia – Brasileirão (25ª rodada)

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades