Publicidades

25/01/2021 | 09:24 | Saúde

Profissionais da UTI revisam técnicas de ''Comunicação de Más Notícias''

Assessoria de Imprensa

Dar uma notícia ruim nem sempre é uma tarefa fácil. Na rotina hospitalar, este tipo de caso acontece frequentemente e exige preparo dos profissionais da saúde. Pensando nisso, a equipe de Psicologia do Hospital Vida & Saúde promoveu recentemente, um treinamento de “Comunicação de Más Notícias”.

 

A capacitação foi voltada exclusivamente aos profissionais da UTI Adulta e aconteceu no Anfiteatro da Instituição. De acordo com a psicóloga do HVS, Camilla Stracke Viana, primeiramente, é necessário entender o que é uma má notícia, e para isso, é preciso muita empatia dos profissionais. “Geralmente associamos que más notícias são situações irreversíveis, como óbitos, por exemplo. No entanto, é necessário compreender que algumas situações que acontecem na rotina hospitalar, podem ser muito significativas e de difícil compreensão ao paciente e aos familiares, como o atraso de um exame ou uma prorrogação de alta hospitalar”, explica a Psicóloga.

 

A partir da capacitação, o grupo revisou técnicas e protocolos visando uma comunicação eficiente entre a equipe profissional e pacientes ou familiares. Através de conhecimentos e protocolos, somados a empatia, os profissionais do Vida & Saúde trabalham com o objetivo de minimizar os efeitos durante este tipo de ação.

Fonte: Jéssica Ribeiro/Assessoria de Comunicação do Hospital Vida & Saúde

Mais notícias desta categoria

Publicidades