Publicidades

03/02/2021 | 15:42 | Política

Gabriel Souza assume presidência da Assembleia e promete reforçar participação da população pela internet

No discurso de posse, deputado do MDB também ressaltou importância da responsabilidade fiscal

Emedebista prometeu apoio à aquisição de vacinas contra a covid-19 e reformas do Estado - Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Ex-líder do governo de José Ivo Sartori e deputado em segundo mandato, Gabriel Souza (MDB) foi eleito e empossado presidente da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (3). Parte de um acordo feito entre os partidos com maior representação na Casa, a votação deu 51 votos ao parlamentar e apenas um contrário — de Luciana Genro (PSOL).


Em seu discurso de posse, prometeu o aumento da participação digital da população na rotina do parlamento gaúcho. O novo presidente pretende instituir a consulta popular no site da Assembleia, como já existe no Congresso.


— Precisamos encurtar caminhos entre representantes e representados, entre o povo e a Casa do Povo. A Assembleia Legislativa gaúcha precisa incorporar na sua natureza, no seu novo normal, essa voz que não exclusivamente lota mais a Praça da Matriz presencialmente, mas ecoa de todos os cantos e recantos pelos meios digitais – disse Souza.


Diferentemente das eleições na Câmara e no Senado, a definição do grupo que comanda ano a ano a Assembleia do RS é resultado de um acordo entre as quatro maiores bancadas. Na atual legislatura, a presidência teve Luis Augusto Lara (PTB) em 2019, Ernani Polo em 2020 e, em 2022, assumirá Valdeci Oliveira (PT).

 

Gabriel Souza tem 37 anos, é veterinário e teve como destaque em sua carreira política a liderança política do governo Sartori na Assembleia Legislativa, entre 2016 e 2018. Passou pela articulação dele a aprovação de parte das medidas de redução do tamanho do Estado. Em seu discurso, reforçou apoio a medidas semelhante do atual governo de Eduardo Leite:

 

— O governo conduzido por Vossa Excelência, dentro da mesma lógica de responsabilidade fiscal adotada pelo governo Sartori, abre caminho para uma revisão ainda mais profunda do modelo de Estado que nós temos.

 

Ainda em fala direta ao governador do Estado, presente no plenário, garantiu apoio na busca por doses da vacina contra a covid-19 e criticou os grupos que negam as evidências científicas no enfrentamento ao coronavírus:

 

— Esta gestão inicia seus trabalhos homenageando os milhares de profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, bem como os pesquisadores que não se cansam de enfrentar o negacionismo.

 

Souza iniciou sua carreira política na Juventude do MDB e tem a sua trajetória política ligada ao ex-deputado e ex-ministro Eliseu Padilha (MDB), de quem foi assessor.

 

— Sou novo, mas sou abatumado. Estou desde os 14 anos militando — lembrou Souza,  conhecido pelo bom trânsito entre aliados e opositores.


Veja abaixo a composição completa da Mesa Diretora da Assembleia em 2021:

 

  • Presidente: Gabriel Souza (MDB) 
  • Primeira vice-presidente: Kelly Moraes (PTB)
  • Segundo vice-presidente: Luiz Marenco (PDT)
  • Primeiro secretário: Valdeci Oliveira (PT)
  • Segundo Secretário: Ernani Polo (PP)
  • Terceira Secretária: Franciane Bayer (PSB)
  • Quarta Secretária: Zilá Breitenbach (PSDB)

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades