Publicidades

08/02/2021 | 15:17 | Saúde

Mais 4,3 mil doses de CoronaVac chegam à 14ª CRS de Santa Rosa

Itamar Aguiar/Palácio Piratini

A 14ª Coordenadorias Regional de Saúde de Santa Rosa recebeu nesta segunda-feira (08/02) mais 4,3 mil doses de vacina CoronaVac contra a Covid-19. O lote, que chegou no fim da manhã no aeroporto regional Sepé Tiarajú, em Santo Ângelo, será distribuído para os 22 municípios da região e utilizado para iniciar a imunização de idosos acima de 85 anos e ampliar a vacinação dos profissionais da saúde, de acordo com as possibilidades de cada município.

Do total, 3.580 doses são para idosos e 720, para trabalhadores da saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) cada prefeitura é responsável por organizar e informar como a imunização será realizada. A titular da pasta, Arita Bergmann, diz que o idoso pode ser vacinado em unidades de saúde, de forma presencial, com possibilidade de organização no esquema drive-thru (sem necessidade de descer do carro). 

Ela também recomenda que seja feito um pré-cadastro do público-alvo e, se possível, agendamento prévio, para evitar aglomerações nos locais de vacinação e também desperdício — cada ampola contém 10 doses de imunizante para aplicação imediata e em sequência. A população precisa ficar atenta às orientações que serão dadas pelas prefeituras. 

 

Não será necessário receber a vacina no município de residência. O imprescindível é que a segunda dose seja da mesma vacina da primeira que for aplicada. Ou seja, as duas doses precisam ser de CoronaVac ou de Oxford, sem mistura dos imunizantes. 

 

O idoso deverá, presencialmente, apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Se não tiver, poderá receber a vacina com um documento que contenha seu número de CPF. Para receber a segunda dose, mais adiante, será necessário levar a carteirinha de vacinação com o registro do nome da vacina aplicada e a data referente à primeira dose.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades