Publicidades

24/02/2021 | 06:25 | Saúde

Hospitais de Ijuí registram lotação total de leitos de UTI e CRS solicita empréstimo de respiradores

Rádio Progresso de ijuí

Os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dos hospitais de Caridade e Bom Pastor de Ijuí estão lotados. No Hospital Bom Pastor, por exemplo, são 10 leitos de UTI, todos para pacientes com Covid. Já o Hospital Unimed Noroeste/RS, também de Ijuí, possui seis leitos de tratamento intensivo e até o final da tarde de hoje registrava cinco ocupados com pacientes positivos para Coronavírus. No final da manhã desta terça-feira, a casa de saúde teve que utilizar a chamada reserva técnica, ou seja, conseguir mais um leito de UTI, pois os seis estavam lotados e surgiu uma nova pessoa que precisou deste tipo de atendimento.

 

Diante disso, a preocupação se intensifica ainda mais em Ijuí, da mesma forma que no restante do Rio Grande do Sul, visto o aumento expressivo de casos de Coronavírus, o que pode levar mais pessoas a precisar de leitos. A responsável pela Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, Janaína Silva, disse que foi solicitado que hospitais ou instituições de saúde dos 20 municípios de abrangência do órgão emprestem respiradores para o Hospital de Caridade de Ijuí, em razão da alta demanda existente no momento no HCI. Segundo ela, isso é fundamental até para ter aparelhos de reserva, caso haja urgências ou problemas com algum respirador em uso. Janaína Silva acredita que o pedido vai ser atendido, pois existem instituições que encaminham pacientes com a Covid para o HCI ou outro hospital de referência, portanto, ficam com respiradores ociosos. A preocupação é maior com o Hospital de Caridade de Ijuí, pois a casa de saúde é referência em atendimentos para toda a grande região. Quinta-feira, a Coordenadoria de Saúde de Ijuí vai se reunir com as secretarias municipais de Saúde de abrangência, para atualizar dados sobre lotação em hospitais e outros assuntos. As Coordenadorias Regionais de Saúde de Santo Ângelo e Santa Rosa adotaram a mesma sistemática e conseguiram empréstimo de respiradores para hospitais maiores que atendem casos de Coronavírus.

 

Números

 

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, registrou aumento de 302 casos da Covid entre ontem e hoje. Com isso, o acumulado é de 12.761 infectados. Somente em Ijuí, nas últimas horas, aconteceu acréscimo de 170 casos de Coronavírus, o que eleva o acumulado no município para 5.150 casos. Ainda destaque para aumento de 35 casos da doença em Panambi, que agora acumula 2.713 infectados. Além disso, o município informou mais um óbito, ou seja, a 34ª morte por Coronavírus. Ajuricaba, por sua vez, contabilizou mais 20 casos da mesma patologia, acumulado de 752, ainda novo óbito, o quinto no município.

Fonte: Rádio Progresso de ijuí

Mais notícias desta categoria

Publicidades