Publicidades

26/02/2021 | 06:48 | Trânsito

Prazo para pagamento do IPVA com desconto de até 21,6% termina nesta sexta

No momento, 1,3 milhão de veículos no RS já estão com o imposto em dia

Reprodução/Internet

O motorista gaúcho que deseja garantir o desconto máximo de 21,6% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) tem até esta sexta-feira (26) para realizar o pagamento. Até o dia 22, segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda, 1,3 milhão dos 3,6 milhões de veículos tributados em 2021 já estão regularizados. Com isso, o Estado arrecadou R$ 1,33 bilhão dos R$ 3,14 bilhões esperados neste ano.

 

Todos os proprietários de veículos fabricados a partir de 2002 precisam pagar o IPVA 2021. A quitação antecipada gera redução de 2% pelo pagamento realizado em fevereiro. Além disso, são garantidos até 15% de desconto de Bom Motorista e de até 5% de Bom Cidadão.


Os descontos para bons motoristas são definidos em três faixas, conforme o período sem infrações de trânsito. Quem não tem qualquer registro do tipo entre 1º de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2020, consegue 15% de abatimento. Aqueles que não sofreram multas entre 1º de novembro de 2018 e 31 de outubro de 2020, garante desconto de 10%. Por fim, o condutor sem infrações após 1º de novembro de 2019 tem direito a 5% de benefício.

 

Vinculado ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), o desconto de Bom Cidadão também oscila em três faixas. O contribuinte que tiver 150 ou mais notas fiscais ganha benefício de 5%, entre 100 e 149 notas fica em 3%, e na faixa de 51 a 99 cupons, o abatimento é de 1%.

 

Aqueles que optaram pelo parcelamento do imposto em três vezes, fazendo o pagamento da primeira parcela em janeiro, também devem quitar a segunda cota até o dia 26 para garantir 2% de desconto. Já a terceira parcela, com desconto de 1%, vence no dia 31 de março.

 

O IPVA pode ser quitado em agência, pontos de atendimento ou internet banking do Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível pagar nas agências lotéricas da Caixa e no Banco do Brasil, sendo que neste caso o pagamento é restrito aos clientes. A segunda parcela pode ser quitada somente nos sistemas dos bancos credenciados.

 

A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA. Para quitar o imposto, é necessário apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do automóvel. As informações sobre o veículo, o valor do imposto devido, multas ou pendências do motorista podem ser consultadas no site www.ipva.rs.gov.br ou pelo aplicativo IPVA RS, disponível na App Store e no Google Play.  

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades