Publicidades

29/04/2021 | 05:32 | Saúde

Ministério da Saúde encontra 104 mil doses da CoronaVac e distribuirá aos Estados na quinta-feira

Rio Grande do Sul deverá receber até 7 mil unidades da vacina chinesa que estava armazenada

Reprodução/Internet

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (28) que encontrou mais 104 mil doses de CoronaVac que estavam armazenadas e fará a distribuição delas para os Estados a partir de quinta-feira (29) junto com doses dos imunizantes AstraZeneca/Oxford (previsão de 5,2 milhões de doses). De acordo com a programação inicial, as 100 mil doses serão encaminhadas proporcionalmente aos Estados, da mesma forma que faz com as remessas desde o início do ano.  

A última remessa de CoronaVac feita pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde ocorreu no dia 19 de abril, com 700 mil doses. O ministério explicou que é normal que algumas doses de vacinas fiquem no Centro de Distribuição, em Guarulhos (SP), para controle de qualidade, e essa parte é distribuída aos poucos, por semana. Agora, explica a pasta, devido à falta de imunizantes em diversos Estados, o quantitativo estocado será despachado em sua totalidade para as regiões do país.


O Rio Grande do Sul recebe entre 6,8% e 7% das doses por semana. Isso quer dizer que, pelos cálculos proporcionais, de acordo com as remessas passadas, os gaúchos devem receber até 7 mil unidades de CoronaVac.  


Devido a um atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China, o Instituto Butantan atrasou o cronograma de envio de imunizantes ao Ministério da Saúde, ocasionando falta da vacina em diversos Estados do Brasil.  

 

O Butantan deve antecipar para a próxima sexta-feira (30) a entrega de 600 mil doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde, informou nesta quarta-feira o governador de São Paulo, João Doria. O envio dessas doses estava previsto para ocorrer em 3 de maio. Mesmo sendo entregues ainda nesta semana ao Programa Nacional de Imunizações, o governo federal deve distribuir esse quantitativo aos Estados apenas na próxima quinta-feira (6). Pelo menos essa é a previsão inicial dada pelo Ministério da Saúde, que pode sofrer alterações.  

 

Depois de sexta-feira, a próxima entrega de CoronaVac aos Estados ocorrerá na próxima quarta-feira (5), com repasse de mais 1 milhão de imunizantes. O último repasse do Butantan ao governo federal havia sido em 19 de abril, com 700 mil doses.

 

Na noite desta quarta, o Ministério da Saúde enviou a seguinte nota:

 

"O Ministério da Saúde esclarece que não retêm doses de vacina Covid-19. Toda semana a pasta recebe imunizantes do Butantan e Fiocruz. Em seguida é realizada reunião com representantes da União, Estados e Municípios para definir a pauta de distribuição das vacinas, que no dia seguinte são encaminhadas às secretaria de saúde das Unidades Federativas.   

 

O Ministério informa que 5,2 milhões de doses de vacinas Covid-19 serão distribuídas a partir de amanhã (29) para todas os estados."

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades