Publicidades

28/05/2021 | 00:06 | Esporte

Grêmio empata com La Equidad e confirma melhor campanha da fase de grupos da Sul-Americana

Tricolor decidirá em casa os confrontos de mata-mata das oitavas até eventual semifinal

Dolores Ochoa / POOL/AFP

O Grêmio encerrou sua participação na fase de grupos da Sul-Americana com empate sem gols com o La Equidad na noite desta quinta-feira, no Equador. Apesar de ter jogado com um time de garotos, com média de idade de 20 anos, o Tricolor esteve mais perto da vitória do que os colombianos, já que Guilherme Azevedo desperdiçou pênalti no segundo tempo.

 

Com o empate, o Grêmio chegou a 16 pontos no Grupo H e terminou com a melhor campanha da fase de grupos da Sul-Americana. O sorteio que definirá os confrontos das oitavas de final será realizada na terça-feira (1º) pela Conmebol. Antes disso, o Tricolor estreará no Brasileirão no domingo (30), às 16h, diante do Ceará, no Castelão.


A equipe gremista que foi a campo sob o comando do técnico da transição Thiago Gomes não teve nenhum lateral de origem. Assim, os meio-campistas Mateus Sarará e Jhonata Varela foram escalados pelos lados da defesa. 


No banco ficaram apenas três atletas, pois o meia Pedro Lucas sentiu efeitos da altitude de 2,6 mil metros de Ambato e ficou fora da partida por precaução. Com o Campeonato Colombiano paralisado desde o começo do mês em razão dos problemas sociais vividos pelo país, o confronto com o Tricolor serviu para o La Equidad manter o elenco em ritmo de jogo. O técnico Alexis García apostou em uma escalação que mesclou titulares e reservas.

 

Quando a bola rolou, o La Equidad repetiu o estilo de jogo violento apresentado na partida de ida, na Arena. A equipe colombiana até não fez um número alto de faltas no primeiro tempo, um total de dez, mas abusou da força delas. Permissivo, o árbitro equatoriano Marlon Vera deu apenas dois cartões amarelos para os colombianos. O Grêmio levou um, quando Fernando Henrique devolveu uma entrada forte no atacante Omar Duarte.

 

Nesse cenário de um jogo brusco, foram raras as chances de gol na etapa inicial. As duas primeiras do Grêmio vieram em chutes de Guilherme Azevedo. O mais perigoso, aos 18, passou raspando a trave. Aos 26, um susto na equipe gremista. 

 

Em uma disputa com John García, Elias sentiu dores no tornozelo esquerdo. Ele até tentou voltar, mas não conseguiu seguir na partida. Rildo entrou em seu lugar e logo teve a chance mais clara de gol no primeiro tempo. Após Vini Paulista pressionar o goleiro Román, Rildo ficou com a bola e, com pouco ângulo, chutou para fora. 

 

Logo em seguida, mais problemas para o Tricolor. Gabriel Chapecó também sentiu os efeitos da altitude e pediu para ser atendido. O goleiro, no entanto, se recuperou rápido e logo fez duas defesas importantes. A mais difícil delas em falta batida por Omar Duarte, a melhor oportunidade do La Equidad na primeira etapa.

 

Depois de um primeiro tempo de raras jogadas de perigo, o La Equidad retornou do intervalo com uma postura mais ofensiva para cima da gurizada do Grêmio, que soube reagir. Aos 5, Jhonata Varela aproveitou cobrança de falta e desviou para fora. Logo depois, jogo violento do time colombiano cobrou seu preço. Já amarelado, Omar Duarte acertou Sarará e foi expulso. 

 

Com um homem a mais, o Grêmio voltou a assumir o protagonismo da partida. Aos 15, Rildo fez uma bela jogada individual, passou por Mena e acabou derrubado por García dentro da área: pênalti. Rildo pediu para bater, mas Guilherme Azevedo foi escolhido para a cobrança. Azevedo, porém, chutou mal e o goleiro Román fez a defesa, mantendo o 0 a 0.

 

Após o pênalti, o jogo ficou mais aberto, com os dois times buscando o gol, ainda que os ataques tivessem dificuldade para superar as defesas. Aos 36, o La Equidad teve mais um jogador expulso. Andrés Correa agrediu Guilherme Azevedo e levou o vermelho direto. Ao final, o empate refletiu o equilíbrio da partida, que foi uma boa oportunidade para a garotada gremista conhecer o estilo mais brusco das competições continentais.

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades