Facebook Instagram X WhatsApp


| 17:37 | Esporte 4 min de leitura

Grêmio empata com o Brasiliense e garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil

Tricolor ficou no 0 a 0 fora de casa e avançou pela vitória em Porto Alegre

Compartilhar:
Tricolor ficou no 0 a 0 fora de casa e avançou pela vitória em Porto Alegre
ALAN RONES / FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grêmio está nas oitavas de final da Copa do Brasil. Depois de vencer o Brasiliense por 2 a 0 na Arena, na semana passada, o Tricolor fez um jogo burocrático nesta quinta-feira (10), no Estádio Serejão, em Taguatinga, mas suficiente para segurar o 0 a 0 e garantir, além da classificação, a premiação de R$ 2,7 milhões dada pela CBF para os classificados nesta terceira fase da competição.

 

No jogo que marcou a volta de Tiago Nunes à  casamata após a covid-19, Diego Souza e Ferreira também retornaram. A dupla entrou no segundo tempo e ganhou ritmo para o confronto com o Athletico-PR, no próximo domingo, às 16h, pelo Brasileirão. A expectativa é de que a partida contra os paranaenses marque a reestreia de Douglas Costa com a camisa tricolor. 


Mesmo com Rafinha, Diego Souza e Ferreira à disposição após o afastamento pela covid-19, o técnico Tiago Nunes optou por repetir em Taguatinga a mesma equipe que havia iniciado na vitória sobre o Brasiliense por 2 a 0, na Arena, na semana passada. A vantagem obtida em Porto Alegre deu o tom do jogo do Grêmio no primeiro tempo.

 

O Tricolor entrou em campo em um ritmo lento e disposto a tocar a bola de forma pouco objetiva sem tentar ampliar a vantagem no placar agregado. Uma prova disso foi que o time gaúcho teve apenas uma finalização em todo o primeiro tempo. Ela veio um chute de fora da área de Lucas Silva que sequer chegou ao gol de Edson Sucuri.

 

Do outro lado, o modesto time do Brasiliense, que disputa apenas a Série D do Campeonato Brasileiro, também não fez muito para balançar as redes. A equipe treinada pelo ex-meia gremista Vilson Tadei iniciou marcando no seu campo de defesa, esperando o Tricolor mesmo com a necessidade de fazer dois gols para levar o confronto para os pênaltis.

 

Com o tempo passando e sem o Grêmio se expor, o Brasiliense até se arriscou mais, mas não demonstrava qualidade para criar situações de perigo.

 

A partida, assim, teve alguma emoção apenas nos acréscimos da primeira etapa em lance que começou com falha de Paulo Victor. O goleiro tocou mal a bola para Geromel, que precisou fazer a falta em Luquinhas na entrada da área. Zé Love cobrou e, após um bate e rebate, Sandy chutou e parou em Paulo Victor. Os mandantes ainda reclamaram de pênalti no lance por um desvio no braço de Walter Kannemann antes da defesa do goleiro gremista. O árbitro Wanderson Alves de Sousa entendeu como normal e o primeiro terminou em 0 a 0.

 

- A gente sabia da dificuldade que seria jogar aqui, mas o Tiago conversou sobre isso. Nosso intuito é sair daqui com a classificação – declarou Cortez na saída do gramado reconhecendo a dificuldade gremista na partida.

 

Tiago Nunes optou por já voltar para o segundo tempo com Diego Souza e Ferreira. Ricardinho e Léo Chú foram os escolhidos para deixar a equipe. A expectativa era de que o Grêmio pudesse ter um maior ímpeto ofensivo com a presença dos seus dois principais atacantes, o que aconteceu nos primeiros minutos, quando o time gaúcho ocupou o campo do Brasiliense.

 

Aos 3, Diego Souza fez uma bela jogada em lance em que invadiu a área e tocou de calcanhar para Lucas Silva, mas a defesa do Brasiliense fez o corte. Apesar da maior iniciativa gremista, os mandantes tiveram a primeira finalização da segunda etapa. Aos 7, Peninha arriscou da entrada da área e Paulo Victor, bem colocado, pegou firme. Logo depois, Luquinhas chutou de primeira em cruzamento de Zé Love e mandou por cima do gol. 

 

A resposta gremista veio aos 13. Em posições invertidas, Diego Souza cruzou para Ferreira, que subiu mais alto que a zaga e cabeceou uma bola que passou perto da trave esquerda. 

 

Tiago Nunes voltou a mexer no time aos 20 com a entrada de Luiz Fernando no lugar de Jean Pyerre, de má atuação. Com isso, Jhonata Robert passou a jogar como meia centralizado com o esquema sendo alterado para o 4-2-3-1. 

 

Mesmo com a mudança, o Grêmio voltou a mostrar pouco ímpeto para tentar a vitória. Uma prova da satisfação gaúcha com o empate foi que o goleiro Paulo Victor chegou a levar cartão amarelo por fazer cera aos 27 minutos.

 

Qualquer esperança do Brasiliense de conseguir a classificação acabou aos 30, quando o Zotti acertou uma cotovelada em Luiz Fernando e deixou o time da casa com 10 homens. Na sequência, Maicon foi a campo no lugar de Lucas Silva. Em seu primeiro lance, o camisa 8 serviu Ferreira na área. O atacante chutou e acertou o travessão na melhor chance gremista de gol de uma partida que terminou mesmo em 0 a 0.

Fonte: GZH

Mais notícias sobre ESPORTE
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade