Facebook Instagram X WhatsApp


| 05:36 | Segurança 2 min de leitura

Criminosos aplicam ''golpe da terceira dose'' para clonar celular

Ministério da Saúde alertou que não pede dados à população nem envia códigos para usuários do sistema de saúde

Compartilhar:
Ministério da Saúde alertou que não pede dados à população nem envia códigos para usuários do sistema de saúde
Mensagem de e-mail imita o logotipo do Conecte SUS - Cristiane Barcelos / SMS,Divulgação

Criminosos estão tentando, nas vias digitais, enganar pessoas aplicando o golpe da vacina contra a covid-19 com uma roupagem nova, no interior de São Paulo e em outros Estados. Moradores de Campinas, Atibaia e Piracicaba receberam essas falsas mensagens em nome do Ministério da Saúde, informando que o destinatário foi sorteado para receber a terceira dose do imunizante. O falso remetente diz que a pessoa tem a opção de escolher a marca do imunizante. Ao abrir um link para se cadastrar, a vítima tem o celular clonado.

A mensagem de e-mail imita o logotipo do Conecte SUS, o aplicativo que registra o atendimento de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). A terceira dose, ou dose de reforço, está sendo aplicada atualmente apenas em São Luís, capital do Maranhão, e no Estado de Mato Grosso do Sul. No Estado de São Paulo, o governo anunciou a terceira dose para idosos com 60 anos ou mais a partir de 6 de setembro. Já o Ministério da Saúde vai iniciar a aplicação em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos a partir da segunda quinzena de setembro.

Em Campinas, São Paulo, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) emitiu um alerta sobre a circulação desse falso e-mail. O documento traz um número aleatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) como se fosse o da vítima, valendo-se do fato de que poucas pessoas gravam o número de seu cartão. 

A prefeitura de Atibaia, também em São Paulo, alertou sobre idêntica manobra de criminosos. Moradores que já haviam sofrido tentativa de golpe em abril voltaram a ser assediados. Uma professora de Piracicaba também recebeu o e-mail, mas achou estranho, pois ela é jovem e tinha visto em noticiário que a terceira dose se destinaria inicialmente a pessoas idosas. A manobra foi detectada também em outros Estados. Até agora, foram registrados casos em Cuiabá, Mato Grosso, e em Formiga, Minas Gerais.

O Ministério da Saúde diz ter alertado a população para mensagens falsas. Conforme a pasta, não há agendamento para a terceira dose e o ministério não pede dados à população nem envia códigos para usuários do sistema de saúde.

Fonte: GZH

Mais notícias sobre SEGURANÇA
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade