Logomarca Paulo Marques Notícias

04/01/2022 | 08:09 | Polícia

Conflito indígena é registrado na reserva da Guarita, em Redentora

Reprodução internet

Na tarde de ontem, um conflito entre indígenas foi registrado na reserva da Guarita, a maior do Estado do Rio Grande do Sul, em Redentora. A disputa pelo cacicado da Terra Indígena atingiu o nível mais tenso na tarde desta segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2022.

Apoiadores de Carlinhos Alfaiate e de Valdonês (Joel) estão em pé de guerra. De acordo com as informações, os dois grupos bloquearam a rodovia ERS-330 em frente ao setor Estiva. Somente veículos da saúde foram liberados para passar.

De acordo com algumas testemunhas que presenciaram o enfrentamento, tiros de arma de fogo, facadas e pedradas foram registrados.

O clima está cada dia mais acirrado na aldeia, desde a eleição que elegeu Valdonês Joaquim no dia 19 de dezembro de 2021, como novo cacique da região. O pleito não é reconhecido por Carlinhos Alfaiate e seus apoiadores e ele garante que continua cacique.

Para piorar o clima no local, na última terça feira (28) o cacique eleito Valdonês Joaquim, que foi preso no ano passado após uma operação da Polícia Federal na reserva, voltou para a cadeia. Ele estava cumprindo prisão domiciliar, mas descumpriu a ordem e voltou para o regime fechado na semana passada. Desse modo Carlinhos, em razão da prisão de Valdonês Joaquim, na última terça-feira, foi oficializado cacique pela comissão eleitoral, o que acirrou os ânimos no local.

Fonte: Rádio Uirapuru
Mais notícias sobre POLÍCIA