08/02/2022 | 18:13 | Saúde
Um dos setores do Hospital Vida & Saúde que mais cresceu em 2021 foi o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Localizado no segundo pavimento da Nova Unidade Hospitalar da Instituição, o CDI contou com novidades em 2021, como a inauguração do serviço de Cintilografia e a realização de exames eletivos durante 24 horas por dia de segunda a sexta-feira.
Ao longo de 2021, foram 94.052 exames realizados, o que representou um recorde para o Centro. Entre os procedimentos, predominaram os exames de raio-X (36,7%), seguido das ecografias (32,3%) e das tomografias (20,8%). “Somos referência regional em radiologia intervencionista onde realizamos biópsia percutânea de órgãos e estruturas, guiada por Ultrassonografia, mamografia ou Tomografia. Em relação ao ano anterior, em algumas modalidades, tivemos um crescimento de quase 90% de exames realizados” destaca o gerente do Centro de Diagnóstico, enfermeiro Neri Potrich Júnior, fazendo referência a exames como o eletrocardiograma, a mamografia, ressonância magnética e a tomografia que tiveram aumentos significativos de demanda.
Além da Nova Unidade, os exames de tomografia também começaram a ser ofertados na Unidade Dom Bosco no ano passado, especialmente em função da demanda de pacientes COVID. Outro acréscimo em 2021, foi o serviço de Cintilografia, inaugurado em novembro de 2021, com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Viabilizada via projeto encaminhado ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), a Cintilografia foi ofertada pela primeira vez em Santa Rosa, possibilitando que 184 pacientes realizassem o exame no Município apenas nos dois últimos meses de 2021.
“O Centro de Diagnóstico vem recebendo importantes investimentos, e por isso, está em constante melhoria. Em 2021 pudemos observar um crescimento significativo na demanda de exames e pacientes. Com o esforço de uma equipe muito qualificada, conseguimos oferecer a assistência adequada aos nossos pacientes, mas continuamos em busca de contínuo aperfeiçoamento”, ressalta o presidente Rubens Zamberlan.