Publicidades

26/04/2022 | 19:34 | Educação | Três de Maio

Novos cursos de graduação e pós-graduação gratuitos previstos para o Polo Universitário Federal de Três de Maio

Entre as graduações estão previstas as licenciaturas em Educação do Campo, Letras Português, História, Ciências e Formação Pedagógica para não Licenciados. Em nível de especialização está o curso de Docência para Educação Tecnológica

Davor Rijkaard - Designer Gráfico

O Polo Universitário Federal de Três de Maio, vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB), possui previsão de ofertar seis novos cursos superiores gratuitos e na modalidade de Educação à Distância - EaD. Os cursos são resultados de diálogos interinstitucionais da 1ª fase do Edital Capes/Mec 009/2022 que objetiva atender principalmente à formação de professores e profissionais da educação básica. Os resultados foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e publicados no Diário Oficial da União. As 131.102 vagas aprovadas na primeira fase, distribuídas em 369 cursos de licenciatura e 220 especializações, atendem 967 Polos abrangendo 850 municípios brasileiros.

Para o município de Três de Maio, através do Polo Universitário Federal, estão previstos cinco cursos de graduação sendo eles Licenciatura em Educação do Campo (UFSM), Licenciatura em Letras Português (UFSM), Licenciatura em História (Unipampa), Licenciatura em Ciências (FURG) e Licenciatura em Formação Pedagógica para não Licenciados (UERGS), além de uma especialização em Docência para Educação Tecnológica (IFSul).

A previsão é que as ofertas tenham início a partir do segundo semestre de 2022, e se estendam até julho de 2025. O regramento e os critérios para ingresso nos cursos serão divulgados em editais específicos pelas Universidades Universidade conveniadas. Existe sinalização de que algumas das instituições adotem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nos cursos, para tanto, recomendamos aos/às interessados/as realizar o Enem neste ano de 2022. O Sistema UAB foi criado em 2006 e objetiva levar cursos superiores públicos e gratuitos a locais distantes e comunidades interioranas do País através da Modalidade de Educação a Distância. O Polo UAB de Três de Maio está presente no munícipio desde 2008 e é fruto de uma parceria entre o Poder Público Municipal, tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal de Três de Maio, e o Governo Federal, representado pela Capes.

Informações sobre os cursos e futuros processos seletivos serão divulgados nas páginas e nas redes sociais do Polo e das Universidades parceiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais notícias desta categoria

Publicidades