Publicidades

19/06/2022 | 20:24 | Esporte

Flamengo de São Pedro volta a vencer o Juventude e garante classificação histórica às oitavas do Brasileirão Feminino A3

Em Três Passos, time confirmou a vaga com goleada frente aos torcedores.

Luaninha, de pênalti, abriu a goleada - André Ávila / Agencia RBS

De Tenente Portela para o Brasil. O Flamengo de São Pedro está nas oitavas de final do Brasileirão Feminino A-3 ao eliminar o Juventude com duas vitórias. A confirmação da vaga foi neste domingo no CTF Futebol com Vida, em Três Passos, com uma goleada por 3 a 0.

Com os gols marcados por Luaninha, Nati e Renata, as Gurias do Yucumã, como ficaram conhecidas, fecharam a classificação após terem vencido na ida, em Flores da Cunha, por 2 a 1, de virada.

O projeto, que ainda vai se estruturando, com poucos recursos financeiros e uma rotina de luta, com atletas trabalhando e treinando uma vez na semana, vai representar o futebol feminino do interior do Rio Grande do Sul em sua primeira competição nacional.

O jogo
A partida começou movimentada desde os primeiros minutos. Precisando reverter o placar da ida, o Juventude começou no ataque. O primeiro lance foi na bola parada, alçada para a grande área, mas que ficou na mãos da goleira Lídia.

Na sequência do lance, o Flamengo puxou o contra-ataque. Luana Sonalio entrou por dentro e invadiu a grande área. Só foi parada quando derrubada pela goleira Lívia e o pênalti foi assinalado para o time da casa, aos 4 minutos. A lateral-esquerda Luaninha, camisa 6, foi para a cobrança e guardou. Foi seu primeiro gol com o time profissional. As Gurias do Yucumã, com este cenário, poderiam perder por resultado simples que ficavam com a vaga.

Precisando marcar dois gols para levar a decisão, pelo menos, aos pênaltis, o Ju precisou sair para o ataque. Aos 8 minutos, depois de jogada pelo lado esquerdo, a bola sobrou na entrada da grande área e Michele bateu de três dedos. A goleira do Flamengo fez a defesa, sem sustos. Na sequência, as visitantes levaram perigo novamente. Na cobrança de escanteio de Kimberllyn, pelo lado direito, a defesa não afastou. A bola esbarrou em Greyce, dentro da pequena área e por pouco não morreu no fundo das redes, saindo ao lado da trave esquerda.

Aos 18 minutos, em jogada rápida, o Flamengo quase ampliou. Nati puxou o ataque pelo lado direito e alçou para a grande área. No momento da conclusão da Vanessa, de frente para o gol, a defesa do Ju conseguiu impedir o chute. Seguindo no ataque, Luana Sonalio quase teve a oportunidade de marcar o seu. Na bola invertida da esquerda para a direita, Aninha arrancou e cruzou. A zaga afastou mal e a camisa 9 cabeceou para a fora. Quase o segundo das mandantes.

Já na metade da etapa inicial, o técnico Tiago Rodrigues precisou fazer a primeira mudança. Luaninha deixou o campo para a entrada de Bianca. Com isso, Carla passou a atuar na lateral-esquerda e Bianca como volante.

Aos 32, o Juventude teve a oportunidade com Xing. A camisa 10 pegou a sobra e arriscou da entrada da área. A bola raspou no travessão antes de sair em linha de fundo. 

Aos 38, quando o Flamengo construía seu ataque, Renata foi derrubada no lado esquerdo. Nati foi para a cobrança. O chute foi forte e preciso, sem chances para a goleira Lívia, que ainda tentou fazer a defesa. Flamengo 2 a 0 ainda no primeiro tempo e festa em Três Passos.

Os times voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações. Mas, aos 16 minutos, com o resultado ao seu favor, o técnico do Flamengo mudou em dose dupla: Karla e Luana Sonalio foram substituídas por Angela e Vanice.

Sem grandes chances de gol, o Juventude tentava usar o chute de longe de Xing para levar perigo. Mas a estratégia ainda não era efetiva. Aos 20 minutos, veio duas modificações do técnico Luciano Brandalise: Bianca e Greyce saíram para as entradas de Sara Borges e Isadora.

Por problema de lesão, Angela, que havia ingressado no segundo tempo, deixou o campo do Flamengo para o ingresso de Tamaris. Tais também entrou na vaga de Laine.

Aos 31, um lance rendeu aplausos da torcida, e não se tratava de uma jogada. Vanice, que teve um choque em um lance no ataque, sentiu muitas dores e ficou alguns minutos em atendimento. Sem poder fazer novas substituições, ela voltou para a partida para ajudar as companheiras.

Administrando o resultado, o Flamengo passou a ser estratégico. Aos 39 minutos, no lançamento nas costas da defesa, Renata se antecipou à defesa da goleira Lívia e conseguiu cabecear. A bola morreu no fundo das redes para carimbar o passaporte às oitavas de final.

Já nos 40 minutos, o Juventude ainda mudou mais uma vez. Katriny e Larissa deixaram o gramado para o ingresso de Julia e Camily.

Quando o jogo já estava nos acréscimos em Tenente Portela, em Santa Catarina já estava definido que o Ipatinga, de Minas Gerais, seria o próximo adversário. Mesmo com a derrota por 2 a 1 diante do Criciúma, a vitória na ida por 3 a 1 garantiu a classificação.

Aos 49 minutos, a partida foi encerrada no CFT Futebol com Vida com festa dos torcedores, que ocuparam os 500 lugares disponibilizados.

Rumo a Minas Gerais

Com a vaga garantida, o Flamengo vai enfrentar na próxima fase o Ipatinga, em Minas Gerais, que eliminou o Criciúma. Os jogos da fase de oitavas estão agendados para o dia 2 de julho, ida, e a volta em 9 de julho. Com o critério estabelecido em regulamento, o time gaúcho vai definir a vaga em casa pelo posicionamento da FGF em terceiro.

Brasileirão Feminino A-3 — 1ª fase — 19/6/2022

FLAMENGO (3): Lídia; Nati, Ana, Laine (Tais) e Luaninha (Bianca); Carla (Angela/Tamaris), Daia; Aninha, Vanessa e Renata; Luana Sonalio (Vanice). Técnico: Tiago Rodrigues. 

JUVENTUDE (0): Lívia; Katriny (Julia), Priscila, Claudiana e Michele; Gabi Rech, Greyce (Isadora) e Sara Bagé (Bianca); Kimberllyn, Xing e Larissa (Camily). Técnico: Luciano Brandalise

GOLS: Luaninha (F), aos 5 minutos, e Nati (F) aos 38 minutos do primeiro tempo; Renata (F) aos 39 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Lucas Horn, auxiliado por Maíra Mastella Moreira e Fagner Bueno Cortes (trio do RS)
LOCAL: CTF Futebol com Vida, em Três Passos.

Fonte: GZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades