Publicidades

19/07/2022 | 17:32 | Saúde

UPA teve mais de 35 mil atendimentos no primeiro semestre

Assessoria de Imprensa

O primeiro semestre de 2022 foi marcado por recordes de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rosa. De janeiro a junho deste ano foram 35.936 atendimentos na Unidade, número bem superior ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 21.808 atendimentos. Entre os pacientes atendidos no período, 78% são adultos e 22% são crianças.

A alta nos números de atendimentos corresponde a pelo menos três fatores que marcaram o primeiro semestre: o aumento dos casos de Covid no início do ano, seguido do alto índice de casos de dengue e, com a diminuição das temperaturas, a maior ocorrência de síndromes respiratórias. “Foram fatos determinantes que levaram mais pessoas em busca de atendimento médico e que exigiram muito dos profissionais de saúde”, explica o diretor técnico do Hospital, Fernando Bergmann.

Com o aumento de demanda, o Hospital Vida & Saúde – responsável pela administração da Unidade – reforçou desde o início do ano, o pedido de que a comunidade busque o atendimento na UPA em casos de urgência e emergência ou de sintomas mais graves. No primeiro semestre, mais de 83% das pessoas que procuraram atendimento tinham como procedência as suas residências. “Nossa orientação é que a comunidade priorize o atendimento da Unidade Básica mais próxima da sua casa. Com isso, a UPA fica destinada para os casos mais graves, diminuindo também o tempo de espera dos atendimentos”, destaca o gerente de urgência e emergência, enfermeiro Silvano Cervo.

Fonte: Jéssica Ribeiro/Assessora de Comunicação-Hospital Vida & Saúde

Mais notícias desta categoria

Publicidades