Logomarca Paulo Marques Notícias


| 20:59 | Educação 2 min de leitura

Assinado Termo de Fomento entre FAHOR e Mun. de Horizontina para ampliar pesquisa de monitoramento da qualidade da água

Compartilhar:
Assessoria de imprensa

Foi assinado na tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, o Termo de Fomento para ampliação do projeto “Monitoramento da qualidade da água dos lajeados que compõem a bacia hidrográfica de Horizontina-RS”, executado pela FAHOR, com apoio dos professores e estudantes dos Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e, que já obteve incentivos financeiros da Fapergs e do Fundo Social Sicredi para sua execução.

A parceria entre Município e FAHOR é resultado de um projeto apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, no mês de agosto, quando as professoras Darciane Kerkhoff e Claudia Verdum Viegas, que coordenam os Cursos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental e  Sanitária e de Engenharia de Alimentos, mostraram os resultados dos anos de 2020 e 2021 obtidos no monitoramento da água dos lajeados da bacia hidrográfica de Horizontina e também solicitaram apoio para a aquisição de novos equipamentos para ampliar a pesquisa para outros pontos, como os lajeados Seco, Patos, Mato Queimado e Mambuca.

A ampliação do projeto também prevê o desenvolvimento de mudas nativas, para que seja recuperada a mata ciliar ao entorno dos lajeados e também ações de educação ambiental, especialmente nas comunidades próximas aos lajeados monitorados.

A proposta foi aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, que autorizou uso de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor de R$30.000,00, tendo como contrapartida, de mais R$30.000,00 da FAHOR. Os recursos do Fundo, serão utilizados para a aquisição de mais equipamentos para agilizar algumas análises nos laboratórios da FAHOR, aquisição de materiais para o Viveiro de mudas nativas e para algumas análises mais complexas, como por exemplo, para detectar a presença de defensivos agrícolas na água destes lajeados.

Participaram da assinatura do termo de Fomento, o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, o vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos de Horizontina, engenheiro ambiental Fernando Bins, a Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e coordenadora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária da FAHOR, prof. Darciane Kerkhoff, a Diretora de Meio Ambiente,  Diane Martins, a Coordenadora do Curso de Eng. de Alimentos, Professora Cláudia Viegas, representando os docentes envolvidos neste projeto; o Engenheiro Florestal e Agente Licenciador do Departamento de Meio Ambiente de Horizontina, Lucas Simm, o representante do Conselho de Meio Ambiente, Hélio Wagner, demais colaboradores e estudante bolsistas da FAHOR.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fahor

Assessoria de imprensa
Mais notícias sobre EDUCAÇÃO
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade