Logomarca Paulo Marques Notícias


| 15:28 | Educação 3 min de leitura

Laboratório de inovação é apresentado em encontro do Inova RS com lideranças regionais

Compartilhar:
Assessoria de imprensa

As atividades do projeto aprovado pelo programa INOVA RS, já iniciaram na FAHOR. A Instituição foi contemplada com recursos do programa Estadual para a estruturação de um ambiente físico e digital de fomento à inovação no setor Eletrometalmecânico da Região Noroeste Missões.

Denominado “Laboratório de Inovação”, o espaço visa estimular e fortalecer a cultura inovativa, para construir soluções criativas e inovadoras, proporcionando experiências de alto valor com metodologias ágeis, criativas, colaborativas e de integração dos diferentes agentes de inovação com foco no setor eletrometalmecânico.

O projeto é coordenado pelo professor, administrador Jonas Silva e tem o apoio de dois bolsistas, Letícia Freddo, formada em Engenharia Ambiental e Sanitária e Mestranda em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, e o gestor público Jean Pierre, Mestre em Desenvolvimento. O grupo está elaborando atividades e ações de difusão da inovação, com o intuito de enfrentar as barreiras da inovação, para construir um ambiente para estimular a cultura da inovação para o setor eletrometalmecânico. Entre as barreiras, apontadas no projeto estão: a “falta de cultura de inovação” nos diversos níveis das empresas do setor, habituados a reproduzir processos padronizados, prestando serviços e produzindo peças para as grandes montadoras; a  “falta de tempo” imposta pela necessidade de resolver pequenos problemas do dia-a-dia, com dedicação total às operações regulares; e,  a barreira dos “recursos escassos”, que reduz drasticamente a criação de espaços para inovar nas empresas.

Para isso, esse projeto vai desenvolver entre os atores do ecossistema, em especial as lideranças empresariais, o conhecimento quanto a forma de utilização integrada e colaborativa dos recursos tecnológicos e humanos disponíveis na região para desenvolver soluções inovadoras.

Dessa forma, será estruturada uma plataforma em ambiente virtual para a gestão de desafios de inovação (hackathons) de forma contínua, no formato “banco de demandas” de inovação, integrando empresas demandantes do setor eletrometalmecânico, inovadores autônomos e mediadores metodológicos.

Outro objetivo do projeto é proporcionar aos empresários e demais partícipes no setor metalmecânico, a vivência e uso do Laboratório de Inovação e da plataforma de desafios para desenvolver soluções inovadoras para problemas identificados pelas empresas, integrando ainda mais a ciência, a tecnologia com a realidade das nossas cidades, contribuindo para o desenvolvimento e novos negócios.

Encontro Regional do INOVA RS

Para que toda a região possa conhecer mais sobre o projeto, formas de participação e integração entre empresas e a instituição de ensino, o grupo fará uma apresentação para lideranças municipais e empresariais da região, na sexta-feira, dia 24 de março, às 8h30min, no Auditório do Campus da FAHOR.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fahor

Mais notícias sobre EDUCAÇÃO
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade