31/10/2025 | 19:43 | Polícia
Homem de 52 anos é apontado como mandante do crime ocorrido em agosto deste ano; executor já havia sido preso em outubro
Na tarde desta quinta-feira (30), a Polícia Civil, por meio dos agentes da Delegacia de Polícia de Cerro Largo, prendeu em Santa Rosa um homem de 52 anos suspeito de ser o mandante de uma tentativa de feminicídio ocorrida em Ubiretama, na noite de 2 de agosto deste ano.
Na noite do dia 2 de agosto de 2025, por volta das 20h, na localidade de Linha Silva Jardim, zona rural de Ubiretama, um indivíduo foi até a residência dos pais da vítima, de 50 anos, onde também estava o filho dela, de 12 anos.
Ao chegar, o criminoso chamou na porta e foi atendido pela criança. Em seguida, a mulher apareceu e, ao conversar com o homem, ele anunciou um assalto, rendendo os moradores. Durante a ação, o pai da vítima foi agredido com o cabo de uma arma, sofrendo ferimentos na cabeça.
A mulher entregou certa quantia em dinheiro ao assaltante, mas, ao revelar seu nome, o autor efetuou cerca de quatro disparos, atingindo-a na região do tórax. Após o crime, o indivíduo fugiu do local.
A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa, onde permaneceu internada na UTI e passou por uma delicada cirurgia.
Após intensas investigações, a Polícia Civil identificou o autor do ataque. A autoridade policial representou pela prisão preventiva, que foi decretada pelo Poder Judiciário com parecer favorável do Ministério Público. O executor foi preso em 5 de outubro, em Porto Xavier, logo após desembarcar de uma balsa proveniente da Argentina.
Com o avanço das investigações, o caso, inicialmente tratado como tentativa de homicídio, passou a ser investigado como tentativa de feminicídio. O mandante foi identificado e também teve a prisão preventiva decretada.
O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário com o indiciamento de ambos — mandante e executor — pelo crime.
Após as formalidades legais, o suspeito, que possui extensa ficha policial por ameaças e descumprimentos de medidas protetivas, foi encaminhado ao Presídio de Cerro Largo.