Facebook Instagram X WhatsApp


| 14:22 | Esporte 2 min de leitura

Pelotas não terá representantes no Gauchão pela primeira vez em mais de 50 anos

Última vez em que a cidade não foi representada na elite foi em 1974

Compartilhar:
Última vez em que a cidade não foi representada na elite foi em 1974
Dupla Bra-Pel foi rebaixada no Gauchão de 2025. Heitor Araújo / E.C. Pelotas

BrasilPelotas Farroupilha estão fora da elite do Gauchão pela primeira vez em mais de 50 anos. Desde 1975, ao menos uma equipe pelotense esteve na primeira divisão estadual, o que não será possível neste ano pelo rebaixamento da dupla Bra-Pel para Divisão de Acesso.

Para participar do Gauchão de 1974 os clubes do Interior precisavam passar por duas seletivas, a Copa Governador do Estado ou a Copa Cícero Soares. Na primeira, os 12 melhores conquistavam a vaga, enquanto na segunda a classificação era apenas para os finalistas. As 14 equipes se juntavam a Grêmio e Inter, que já tinham vaga garantida.

Pelotas encerrou a Copa Governador na 15ª colocação, com 16 pontos, três a menos que o São José, primeira equipe na zona de classificação. Já o Farroupilha participou apenas da Cícero Soares, sendo eliminado na primeira fase. O time pelotense viu o Riograndense ser campeão, ao vencer o Pratense, por 3 a 1, na final, e representar a Zona Sul.

Nono colocado na Copa Governador, o Brasil era a única equipe pelotense garantida no Gauchão de 1974. Apesar disso, o Xavante optou por se licenciar do futebol profissional por um ano para reorganizar as finanças.

A solicitação de licenciamento à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) foi o primeiro ato da sexta, e última, passagem do presidente Pedro Elba Zabaleta pelo clube e teve apoio da maioria do Conselho Deliberativo. Com a decisão, o Brasil ficou de fora das competições por um ano e meio, retornando aos gramados somente em agosto de 1975.

Retorno ao Gauchão

Pelotas Farroupilha retornaram ao Gauchão no ano seguinte, após o quinto lugar na Copa Governador e o título na Cícero Soares, respectivamente. Já o Brasil retornou à elite estadual somente em 1977, ano que ficou marcado pelos clássicos da dupla Bra-Pel que valeram uma vaga na primeira divisão nacional, conquistada pelo Xavante.

Fonte: GZH

Mais notícias sobre ESPORTE
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade