Logomarca Paulo Marques Notícias


| 14:41 | Geral 2 min de leitura

FEBAP participa de audiência do PARLASUL sobre integração fronteiriça durante a Fenasoja 2026

Encontro em Santa Rosa debateu migração laboral, mobilidade humana e fortalecimento econômico das regiões de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, reunindo autoridades, universidades e lideranças empresariais.

Compartilhar:

A Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai (FEBAP) participou, no último dia 8 de maio, da Audiência Pública sobre Migração Laboral, Mobilidade Humana e Integração Fronteiriça, promovida pela Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlamento do Mercosul (PARLASUL), em Santa Rosa. O encontro foi realizado no Auditório da Etnia Italiana, no Parque de Exposições da Fenasoja, reunindo autoridades, especialistas, representantes de governos, universidades, organismos internacionais e lideranças empresariais.  ï¿¼

A audiência debateu temas estratégicos para o desenvolvimento das regiões de fronteira entre Brasil e Argentina, com foco na migração laboral, mobilidade humana, regularização migratória, acesso a direitos e integração econômica regional.  ï¿¼

Entre as autoridades presentes estiveram o deputado federal Bohn Gass, presidente da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do PARLASUL; o vice prefeito de Santa Rosa, Aldenir Ulrich; o presidente da Fenasoja, Marcos Eduardo Servat; a reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira; e o presidente da FEBAP Brasil, José Paulo Schnorr Taborda. Também participaram representantes do Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho, Organização Internacional para as Migrações (OIM), universidades e setor produtivo.  ï¿¼

A FEBAP acompanhou a agenda reforçando seu compromisso com a integração regional e com a construção de soluções voltadas ao fortalecimento econômico e social das regiões de fronteira. A entidade destacou especialmente a necessidade de avançar em políticas públicas e mecanismos que facilitem a circulação de trabalhadores, ampliem a segurança jurídica e fortaleçam a cooperação entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Durante o encontro, também ganharam destaque iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela FEBAP em parceria com a SETREM na elaboracao de um guia prático de procedimentos e práticas de regularização de trabalhadores imigrantes que servirão como orientação tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. A ação busca contribuir diretamente para os desafios debatidos na audiência, criando conexões entre educação, mercado de trabalho e desenvolvimento regional.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade