Logomarca Paulo Marques Notícias


| 07:10 | Geral 4 min de leitura

Governo federal anuncia nova medida para conter alta nos preços da gasolina e do diesel

Medida prevê subvenção de até R$ 0,89 por litro na gasolina e R$ 0,35 no óleo diesel

Compartilhar:
Medida prevê subvenção de até R$ 0,89 por litro na gasolina e R$ 0,35 no óleo diesel
Preço dos combustíveis está instável desde o início do conflito no Oriente Médio. Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) outra medida provisória (MP) para conter a alta do preço dos combustíveis, em especial a gasolina e o diesel. A MP se aplica tanto aos produtos produzidos no Brasil quanto aos importados do exterior.

A nova medida consiste em um subsídio da gasolina e óleo diesel, que será pago aos produtores e importadores através da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo o governo, o objetivo é garantir um benefício tributário nos tributos federais da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Detalhes da medida provisória

Na prática, o governo planeja devolver às refinarias e aos importadores parte dos tributos federais cobrados sobre os combustíveis, como PIS, Cofins e Cide.

O subsídio terá validade inicial de dois meses, com possibilidade de prorrogação caso a crise internacional continue pressionando os preços. A intenção é impedir que toda a alta internacional do petróleo seja repassada aos postos e, consequentemente, aos consumidores.

A subvenção estabelecida pela MP não poderá ultrapassar o teto já previsto nos tributos federais. Atualmente, esses valores são:

  • R$ 0,89 por litro na gasolina
  • R$ 0,35 de PIS/Cofins por litro de óleo diesel

Segundo o governo, a subvenção começará a ser aplicada na gasolina, que ainda não foi subsidiada ou sofreu corte de tributos desde o início do conflito no Oriente Médio, que gerou a alta nos preços dos produtos.

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, anunciou que, no caso da gasolina, o governo pretende subsidiar R$ 0,40 por litro no momento.

A medida provisória ainda pode ser estendida ao diesel quando outra medida – que já está em vigor desde março – deixar de ser aplicada.

Impacto fiscal

De acordo com o Ministério da Fazenda, cada R$ 0,10 de subsídio na gasolina terá custo mensal estimado em R$ 272 milhões para os cofres públicos. Já no diesel, o gasto será de aproximadamente R$ 492 milhões por mês para cada R$ 0,10 de subvenção.

O secretário-executivo da Fazenda, Rogério Ceron, disse que o aumento das receitas obtidas com royalties, dividendos e participações do setor petrolífero compensará os gastos.

— É impossível neutralizar 100%, mas é possível atuar de forma rápida e mitigar os efeitos da guerra para a população, declarou Ceron — afirmou.

A MP utilizará recursos do Orçamento da União, mas possui neutralidade fiscal e não vai pressionar os cofres públicos, ainda conforme Bruno Moretti.

Segundo o governo, as empresas que receberem o benefício terão de cumprir regras para garantir que a redução seja repassada ao consumidor final. O desconto também deverá aparecer nas notas fiscais.

Medidas anteriores

Desde março, o governo vem anunciando uma série de ações para tentar reduzir os impactos da alta do petróleo.

Entre as medidas já adotadas estão:

  • zerar PIS/Cofins sobre diesel e biodiesel
  • subsidiar diesel nacional e importado
  • criar ajuda para o gás de cozinha
  • zerar tributos sobre querosene de aviação
  • liberar crédito para companhias aéreas
  • ampliar fiscalização sobre preços abusivos nos postos

A Agência Nacional do Petróleo (ANP), em conjunto com Procons e órgãos de segurança, intensificou a fiscalização em distribuidoras e postos de combustíveis em todo o país.

Projeto no Congresso

Paralelamente ao anúncio da nova medida provisória, o governo também enviou ao Congresso um projeto para permitir que receitas extras obtidas com petróleo sejam usadas para reduzir tributos sobre combustíveis.

A proposta prevê a possibilidade de diminuir impostos sobre gasolina, diesel, etanol e biodiesel em momentos de alta internacional do petróleo.

Enquanto o texto ainda aguarda votação, o governo decidiu recorrer à medida provisória para evitar um aumento imediato nos preços nas bombas.

A situação da Petrobras

O anúncio da MP ocorre em um momento de forte pressão sobre a Petrobras. A estatal é a responsável por definir os preços dos combustíveis praticados no mercado brasileiro.

Durante a apresentação dos resultados do primeiro trimestre, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou que um reajuste nos preços dos combustíveis deve acontecer "já, já". 

Para acalmar o mercado e os consumidores, ela ressaltou que a estatal e o governo federal já desenham uma estratégia conjunta para conter os efeitos do reajuste sobre o povo brasileiro.

Fonte: GZH

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade