Faltando poucos dias para o primeiro turno das Eleições 2026, que será realizado neste domingo, 4 de outubro, o chefe do Cartório Eleitoral da 89ª Zona Eleitoral, com sede em Três de Maio, Marcos Zerbin, concedeu entrevista ao Paulo Marques Notícias para orientar os eleitores sobre os principais cuidados para o dia da votação.
A 89ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Três de Maio, Independência, Boa Vista do Buricá, Alegria, Nova Candelária e São José do Inhacorá.
Durante a entrevista, Zerbin explica como o eleitor deve se preparar para votar, quais documentos podem ser apresentados na seção eleitoral, os cargos que estarão em disputa e a ordem de votação na urna eletrônica. Outro assunto abordado é a justificativa para quem estiver fora de seu domicílio eleitoral ou não conseguir comparecer às urnas.
O primeiro turno será realizado das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Para comprovar a identidade, a Justiça Eleitoral aceita documento oficial com foto, como carteira de identidade, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho e documentos de identificação profissional reconhecidos por lei. O e-Título também pode ser utilizado para identificação nas condições estabelecidas pela Justiça Eleitoral.
Seis escolhas na urna
Nas Eleições 2026, o eleitor fará seis escolhas. A ordem de votação será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, primeiro senador, segundo senador, governador e presidente da República.
Uma das recomendações para facilitar e agilizar a votação é que o eleitor confira antecipadamente seu local e seção eleitoral e leve anotados, em papel, os números de seus candidatos.
Justificativa eleitoral
Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral no domingo poderá justificar a ausência no próprio dia da eleição, entre 8h e 17h, inclusive pelo aplicativo e-Título ou nos locais disponibilizados pela Justiça Eleitoral.
Caso a justificativa não seja realizada no domingo, o eleitor terá até 3 de dezembro de 2026 para justificar a ausência no primeiro turno. Nesse caso, será necessário apresentar documentação que comprove o motivo da ausência.
Confira no vídeo a entrevista completa com Marcos Zerbin, chefe do Cartório Eleitoral da 89ª Zona Eleitoral de Três de Maio, com as principais orientações para os eleitores antes da votação deste domingo.

























































