Facebook Instagram X WhatsApp
Publicidade


| 04:58 | Segurança 3 min de leitura

Material adulterado é vendido como fertilizante a agricultores no RS

Mistura com cacos de tijolos, telha e restos da construção civil é vendida

Compartilhar:
Mistura com cacos de tijolos, telha e restos da construção civil é vendida
Foto: Reprodução / RBS TV
Um novo golpe vem causando prejuízos a agricultores no interior do Rio Grande do Sul. Uma mistura com cacos de tijolos, telha e restos da construção civil está sendo vendida no campo como se fosse fertilizante, como mostrou uma reportagem do RBS Notícias.
A ouvidoria da Assembleia Legislativa gaúcha gravou imagens da compra do adubo falsificado. A carga de fertilizante foi adquirida em uma agropecuária em Arroio do Meio, a 115 km de Porto Alegre. Foram 10 sacos de adubo, por R$ 550.
Na nota fiscal emitida pela empresa consta a descrição do adubo, que é padrão. Cinco sacos têm uma numeração, e outros cinco constam com outra. Os números representam a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio, que formam a composição química do verdadeiro adubo. Mas os funcionários da ouvidoria da Assembleia Legislativa conferiram a carga.
O adubo foi levado para a Fundação de Ciência e Tecnologia do estado. Os químicos chegaram a uma conclusão impressionante.
“Não é adubo. Em cima do nosso laudo e nossa análise não é adubo. Pode ser calistra, resto de construção civil”, diz o químico Guilherme Alfredo Noschang.
Para enganar o consumidor, os golpistas utilizam embalagens de marcas famosas. E fornecem até uma etiqueta indicando a composição do adubo. Só que não passa de uma fraude.
Segundo a ouvidoria, os criminosos usam empresas de fachada, alugam barracões no interior do estado para estocar o produto e abastecem o comércio.
“Como isso não é adubo e não é fertilizante, seja lá o que for, evidentemente que a colheita [do produtor] será menor. Vai ter quebra de safra, não há dúvida nenhuma”, aponta Daiçon Maciel da Silva, da Fundação de Ciência e Tecnologia do estado.
Em Estrela, no Vale do Taquari, o presidente do Sindicato Rural denunciou que comprou 6 mil sacos de adubo para os associados, mas os agricultores reclamaram do fertilizante.
"Eles têm vários anos de experiência, eles trabalham com varias marcas de adubos e fertilizantes, então eles suspeitaram pela qualidade desse fertilizante", aponta Rogeiro Heemann.
As empresas envolvidas na venda de adubo falsificado vão ser denunciadas ao Ministério Público e à Policia Civil. O ouvidor da Assembleia vai entregar as provas na terça-feira (1º)
“Uma fraude violenta contra o produtor rural, do pequeno ao grande. Também vamos encaminhar para Procuradoria Federal para que tome as devidas providências e encaminhe inclusive prisao desses indivíduos”, diz o deputado Marlon Santos, do PDT.
O dono da agropecuária onde a ouvidoria comprou o adubo falso, Josiano Schwarzer, disse que vai colaborar com as investigações. Ele afirmou que já tinha desconfiado da qualidade do produto, depois de receber reclamações de vários clientes, e inclusive suspendeu as compras do fornecedor do produto.

Fonte: G1

Mais notícias sobre SEGURANÇA
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade