Logomarca Paulo Marques Notícias

06/03/2014 | 19:09 | Saúde | Três de Maio

Três de Maio terá vacina contra HPV

A partir do dia 10 de março serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos

A partir do dia 10 de março serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos
O Ministério da Saúde ampliou o Calendário de Vacinação com a introdução da vacina Papiloma Vírus Humano (HPV) quadrivalente no Sistema Único de Saúde (SUS), a qual pretende prevenir o câncer de colo de útero. A partir de segunda-feira, 10 de março, até o dia 10 de abril, a vacina contra o HPV será ofertada para adolescentes do sexo feminino, de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, adolescentes nascidas de 11 de março de 2000 a 11 de março de 2003, nas escolas públicas e privadas.
Em Três de Maio, a vacinação será coordenada pelas secretarias municipais de Saúde e Educação. Para a devida proteção, as adolescentes receberão três doses da vacina contra o HPV. A primeira dose com início no dia 10 de março, a segunda dose com intervalo de seis meses, ou seja, de 1 a 12 de setembro, e a terceira dose em 60 meses após a segunda, ou seja, cinco anos depois da primeira dose.
A vacinação das adolescentes ocorre sem a necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não concorde com a vacinação, este deverá encaminhar o Termo de Recusa, devidamente preenchido e assinado. Por outro lado, caso a adolescente perca a vacinação em sua escola, ela poderá receber a vacina na Unidade Central de Saúde.
Segundo a secretária de Saúde, Jacira Taborda, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) estarão fazendo o contato com as escolas conforme sua área de abrangência. “É importante lembrar de levar o cartão de vacina. Neste momento também será entregue a caderneta da adolescente, um manual destinado ao adolescente com o cartão de vacina em anexo”, explica Jacira.
A meta é vacinar 80% do grupo alvo. “O câncer de colo de útero representa, hoje, a segunda principal causa de morte por neoplasia entre as mulheres no Brasil. A vacina contra o HPV é muito segura, com eventos adversos leves”, acrescenta a enfermeira Mirian Rascovetzki.
Em 2015, a vacinação do HPV será administrada em adolescentes do sexo feminino de 9 a 11 anos. A partir de 2016 serão vacinadas as meninas de 9 anos de idade. Indígenas do sexo feminino, com 9 a 13 anos, 11 meses e 29 dias também receberão a vacina em 2014.
Fonte: Ass. Prefeitura de Três de Maio
Mais notícias sobre SAÚDE